A novela "Pantanal" estreia em cerca de dois meses para recontar a saga de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e seus filhos e de Juma Marruá (Alanis Guillen). Com promessa de ser fiel ao original de Benedito Ruy Barbosa, a nova versão do clássico de 1990 da extinta TV Manchete terá autoria de Bruno Luperi, neto do autor, e Paula Barbosa , neta de Benedito, no papel de Zefa (vivida por Giovanna Gold na primeira versão).
Para compor sua personagem, a atriz buscou os capítulos disponíveis no Youtube. "Reassisti a novela inteira. Mas foi lá atrás, parei porque agora precisa começar um novo trabalho. É um 'Pantanal' 30 anos depois. Apesar de tudo, são personagens que já foram feitos. Acho que tem que se desligar do que foi feito e começar uma nova história", explicou a atriz ao site "Notícias da TV".
"Quero criar a minha Zefa, não quero fazer cópia de nada embora eu goste muito do que ela (Giovanna) fez e criou. Porém, dando a minha visão daquilo, o meu jeito de fazer aquilo. A ideia é fazer uma Zefa diferente", completou Paula a respeito da personagem que se envolve com Tadeu (Marcos Palmeira em 1990/José Loreto em 2022), um dos filhos de Leôncio. Porém, Paula fez uma ressalva.
"Eu quero manter a essência da pureza da Zefa, da pegada divertida que a Giovanna também deu. Tenho minhas ideias para me diferenciar, eu espero que todo mundo goste. Mas a comparação é inevitável, não estou muito preocupada com isso", acrescentou a neta de Benedito.
E a artista vê pontos em comum entre Zefa e ela. "Eu fui uma criança e adolescente que sempre falei o que me veio a cabeça. Eu sempre me meti em assuntos que não são da minha conta", assumiu. "Se eu via uma briga, eu ia lá me metia. Minha família me tachou de bocuda, respondona, malcriada. E eu simplesmente era que nem a Zefa. Eu via e falava, era o que eu achava certo", completou.
Paula antecipou que Zefa será contratada por Tenório (Murilo Benício) para cuidar da casa e se tornará até certo ponto cúmplice de Guta (Julia Dalavia) e Bruaca (Debora Bloch), que se torna amante de Alcides (Juliano Cazarré), o assassino de Tenório, por quem é capado.
Embora prometa ser fiel ao original, o novo "Pantanal" terá personagens criados para esse remake. E para quem não assistiu ou não lembra, o Purepeople já contou quais são os principais desfechos da trama, uma das mais memoráveis dos 70 anos da telenovela brasileira.