O remake da novela "Pantanal" estreia dia 28 de março para recontar a história de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e Juma Marruá (Alanis Guillen) (aqui você pode conferir as emoções da primeira semana). Exibida originalmente em 1990 pela TV Manchete, extinta nove anos mais tarde, a trama de Benedito Ruy Barbosa tem um enredo marcado por tragédias.
Com a promessa de ser fiel ao original, Bruno Luperi, neto de Benedito e autor do remake, viu as gravações externas terem início, em agosto de 2021, em um restaurante do Rio de Janeiro. As trajetórias de Leôncio, cujo pai, Joventino (Osmar Prado), se torna após a morte o Velho do Rio, uma espécie de guardião do local, e Juma se cruzam depois que Jove, filho dele com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), se apaixona pela "mulher onça".
Mas você lembra quais foram os finais de "Pantanal"? O Purepeople te lembra ao voltar no tempo até 10 de dezembro de 1990, quando foi ao ar o 216º e último capítulo de uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira.
Após se apaixonarem e se desentenderem pela diferença social entre eles, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes, na nova versão, e que envelheceu com truques da maquiagem) e o herdeiro de José Leôncio finalmente se acertam e se casam e têm uma filha. Jove ainda assume os negócios do pai ao lado dos irmãos, Tadeu (no original, Marcos Palmeira) e Zé Lucas de Nada (Paulo Gorgulho, em 1990).
É bom lembrar que os três são filhos de três mulheres. Tadeu é herdeiro de Filó (Tânia Alves/Jussara Freire, na primeira versão) e Zé Lucas, de um outro relacionamento de Leôncio.
Se no começo da trama, o fazendeiro se apaixonou por Madeleine, ao longo da história conhece Filó, a quem leva para o Pantanal. Depois de muito tempo, o casal oficializa a união. Mas a felicidade só dura até a morte do pai de Jove, Tadeu e Zé Lucas.
Só depois de morto que Leôncio se reencontra com o próprio pai, o Velho do Rio, e assume o papel de guardião da região. É bom lembrar que durante a novela, o fazendeiro tenta a todo custo conhecer o Velho do Rio mas sem sucesso.
Outros casais também ganham final feliz. São eles: Alcides (Angelo Antônio) e Maria Bruaca (Ângela Leal), Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa), se passa a falar, e Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina), tia materna de Jove.