A segunda versão da novela "Pantanal" está na fila das nove da Globo e deve entrar no ar no segundo semestre do ano que vem. Exibida originalmente em 1990 pela extinta Rede Manchete, a trama pode ter Rafa Kalimann ou Vanessa Giácomo vivendo Juma Marruá, papel que coube a Cristiana Oliveira há 30 anos. E os trabalhos da história que deve substituir "Um lugar ao Sol", sucessora de "Amor de Mãe", já começaram. "O meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito (Ruy Barbosa). É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal", explicou Bruno Luperi, neto do autor, ao jornal "Extra" nesta terça-feira (6).
De acordo com o autor, é esse o fato que pesa a favor de "Pantanal". "Por isso depois de todos esses anos o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós", justifica. E o responsável pela nova versão deste clássico da dramaturgia afirma que irá manter de forma fiel as tramas criadas pelo avô, como a do Velho do Rio (no original, Claudio Marzo, ator morto há cinco anos). "Passados trinta anos, ainda me espanta ver como uma obra consegue se manter tão atual e pertinente nos dias de hoje", apontou Bruno sobre a trama, que pode ter ainda Giullia Buscacio, atualmente no "Dança dos Famosos", vivendo a "mulher-onça".
Após 44 anos, Antonio Fagundes não renovou seu contrato com a emissora carioca, assim como outros nomes relevantes, como Gloria Menezes e Tarcísio Meira. Nesse período, o ator chegou a ser emprestado para a TV Cultura, onde apresentou o programa "É Proibido Colar" (na década de 1980) e integrou o elenco do seriado "Mundo da Lua" (na de 1990). Mas o veterano tem chance de assinar contrato por obra e atuar no remake de "Pantanal". Caberia a ele interpretar os papéis que foram de Claudio Marzo no passado, Joventino, seu filho, José Leôncio e o Velho do Rio, espírito de Joventino. Ao mesmo tempo, Fagundes retomaria uma parceria com a família de Benedito - ele atuou em tramas como "Renascer" (1993), "O Rei do Gado" (1996) e "Velho Chico" (2016), fora o remake de "Meu Pedacinho de Chão" (2014). O ator está longe das novelas desde janeiro quando chegou ao fim "Bom Sucesso".
(por Guilherme Guidorizzi)