A nadadora brasileira Ana Vieira foi a Paris em busca de medalhas na natação, mas acabou expulsa das Olimpíadas 2024 após sair da Vila Olímpica na companhia do namorado, o também nadador Gabriel Santos, sem autorização.
Punidos com uma advertência, ambos continuariam na disputa esportiva, cujo ranking dos atletas mais gatos chama atenção. No entanto, segundo um comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além do ato de indisciplina, Ana Carolina Viera teria ainda agido "de forma desrespeitosa e agressiva" ao contestar uma decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação. Por este motivo, além da advertência a atleta foi desligada dos jogos olímpicos e teve que voltar imediatamente ao Brasil.
Antes mesmo de chegar ao Brasil, Ana Vieira usou a sua rede social para afirmar que foi injustiçada. "Não consegui contato com ninguém a partir do momento em que saí da sala que me anunciaram que estava fora [das Olimpíadas] por má conduta. Graças a Deus eu vou provar que eu não tive má conduta nenhuma", decretou.
E lamentou: "A partir do momento que saí da sala, minha cara já estava em todas as páginas. Não consegui ter contato com ninguém, não consegui ficar sozinha, tinha uma moça me acompanhando o tempo todo. Pedi pra ela me deixar falar com o psiquiatra, ela não deixou, pedi água e não podia pegar".
Ana Carolina contou ainda que não conseguiu sequer pegar seus materiais esportivos, que ficaram na vila olímpica. "Eu não sabia o que fazer, minhas coisas estão lá. Fui para o aeroporto de short, tive que abrir minha mala toda. Estou em Portugal, vou para Recife e depois para São Paulo. Estou desamparada", assumiu.
A atleta explicou ainda que após sua expulsão das Olimpíadas, não teve a ajuda de ninguém. "A moça [que comunicou que ela não participaria mais das Olimpíadas] me mandou entrar em contato com os canais do COB, mas como eu vou fazer isso sendo que eu já fiz uma denúncia de assédio sexual dentro da Seleção Brasileira e nada foi resolvido?", questionou.
Por fim, a nadadora afirmou estar "triste e nervosa", mas garantiu que vai "falar tudo" após conseguir entrar em contato com seus advogados. "Eu estou com o coração em paz porque eu sei quem eu sou, sei do meu caráter, da minha índole e é isso que importa", finalizou.