Não enxergar poderia até ser empecilho para não correr atrás do sonho de ser atriz. Mas Danieli Haloten não deixou que este problema a impedisse. Ao interpretar Anita em "Caras & Bocas", que está sendo reexibida pelo "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo, ela se tornou a primeira deficiente visual a atuar em uma novela.
"Eu nasci querendo ser atriz e sempre gostei de televisão. Ser convidada para a novela foi uma consequência dos meus estudos e trabalho", conta Danieli em entrevista ao Purepeople. Ela ficou cega aos 17 anos, devido a um glaucoma de nascença.
O tempo da convivência com os atores de "Caras & Bocas" é lembrado com carinho e saudosismo por Danieli, que interpretava a personagem Anita, irmã do protagonista da trama, Malvino Salvador. "O clima das gravações da novela era muito bom. Eu adorava atuar com o elenco", conta Danieli, que, na trama, tem um romance com o garçom Anselmo (Wagner Santisteban), com quem se casa e tem um filho.
Após a novela, Danieli voltou para Curitiba, onde mora, já que havia vindo ao Rio apenas para gravar a novela de Walcyr Carrasco. Mesmo com a distância, ela ainda mantém contato com alguns atores do elenco de "Caras & Bocas". "Ainda falo com alguns colegas de elenco. Ary Fontoura, por exemplo, escreveu o prefácio do meu livro, 'Uma viagem no escuro'", afirma ela sobre a obra que fala sobre a aventura que ela e seu cão-guia, Higgans, fizeram ao Canadá.
Após a novela, Danieli afirma que chegou a receber propostas para voltar a atuar em novelas, mas não as aceitou. "Eu recusei o convite porque não me interessava e não valia a pena para o momento", mas ela não descarta uma possível volta à TV em breve: "Eu tenho vontade, sim. Dependendo da proposta, eu aceitaria fazer outra novela".
Longe da TV, Danieli Haloten dedica seu tempo ministrando palestras sobre inclusão e de motivação pelo Brasil. Além disso, ela ainda trabalha como atriz em peças de teatro. No ano passado, ela interpretou uma gaúcha no espetáculo "A farsa do bom marido", no Festival de Curitiba, na qual seu personagem enxergava perfeitamente.
Por agora, o sonho dela é voltar a apresentar programas de TV, como fazia em 2000, no "Danieli Multishow", exibido pela Band Curitiba. "Gosto de atuar, mas estar à frente de uma atração é um trabalho diferente", finaliza Danieli.
(Por Laís Fernandes)