Terminou nesta terça-feira (18) a Semana de Moda de Londres, que traz às passarelas as coleções propostas para o verão 2019. A London Fashion Week marcou a estreia do designer Riccardo Tisci para a Gucci. A temporada na capital inglesa é a segunda na sequência das semanas de moda que acontecem pelo mundo em setembro (a de Nova York acabou na última semana e mostrou acessórios cheios de estilo nas passarelas. Depois de Londres, acontecem as fashion weeks de Milão e de Paris, ainda este mês). Entre as tendências apresentadas dá para sentir uma continuação do que foi mostrado na fashion week nova-iorquina. Já vimos aqui, por exemplo, que as estampas vão dominar os looks da próxima temporada e as escolhidas da vez são as mais clássicas: floral, listras, bolinhas e animal print. Nas passarelas de Londres não foi diferente.
Além disso, os desfiles sinalizam uma continuidade nos resgates dos anos 90 e 80 na moda, coisa que já vem acontecendo há algumas temporadas e se mostrou, também, na última Semana de Alta-Costura de Paris. Os ombros amplos, volumes localizados, tons vibrantes (inclusive na maquiagem) vêm ressurgindo coleção após coleção e trazendo de volta alguns dos favoritos dessas décadas recentes. Como é verão, estão em evidência os looks com mais pele à mostra e nesse aspecto se destacam os decotes da próxima temporada. Se depender das semanas de Londres e Nova York, o legal no momento é deixar os ombros à mostra. O maior hit dos dois últimos verões foi o decote ombro a ombro (ou ciganinha) que mostra que veio para ficar, pois foi um dos hits nas passarelas do verão 2019 e apareceu em passarelas badaladas como a de Victoria Beckham. A designer, aliás, completou 10 anos de carreira nessa temporada.
Já o clássico tomara que caia – um dos modelos favoritos das atrizes e modelos no tapete vermelho Festival de Cinema de Veneza – foi outro dos hits, trazendo uma feminilidade e certo toque de romantismo à temporada. Os florais, babados e tons clarinhos, aliás, mostram que o estilo romântico estará em alta na próxima temporada como mostrou, por exemplo, a Erdem. Já a assimetria traz modernidade ao look de quem gosta de mostrar a pele de um jeito diferente. O decote de um ombro só é o favorito entre as coleções desfiladas e apareceu nas passarelas de Margiela e Delpozo, por exemplo.
(por Deborah Couto)