A animal print - ou estampa animal - nunca deixa de ser tendência, já que é um clássico da moda. Volta e meia, no entanto, a famosa oncinha volta a circular entre fashionistas mais antenados e vira tendência de novo. Na conjuntura atual, o leopardo está em tudo. Do biquíni ao vestido de festa, dos acessórios ao look total. Por isso, existem diversas formas de usar a estampa de acordo com o estilo de cada uma, sendo este mais discreto ou superextravagante! Confira alguns.
Já vimos por aqui que biquíni de animal print já é sucesso nos looks do verão europeu. No Brasil não deve ser diferente. Uma estampa clássica e impactante como essa é perfeita para colorir os looks de moda praia do verão por aqui. A grife Adriana Degreas já fez uma coleção inteira, em parceria com a britânica Charlotte Olympia, com estampa de oncinha e estilo pin up.
Outra maneira tradicional de usar a padronagem é no look de festa, o que já o torna instantaneamente atemporal e perfeito para usar em várias ocasiões. Dos modelos mais fluidos e esvoaçantes aos feitos em tecidos mais rígidos, a estampa se adapta a diversos estilos e atravessa modismos.
Por conter tons neutros, a print é a cara do inverno e fica muito bem em diversos modelos de casacos. Trench coats, jaquetas e aqueles modelos mais peludinhos, todos ganham uma cara muito mais cool quando têm estampa de oncinha. Quem gosta de ser clássico pode apostar em tons neutros para complementar a peça, que já é tão impactante. Se quiser elevar o quociente fashion do look, vale apostar em um mix de estampas, com listras ou um floral de fundo escuro, por exemplo. Já quem gosta de fazer a femme fatale pode combinar um casaco em animal print com um par de botas vermelhas.
Uma das formas mais inusitadas de usar animal print foi proposta em marcas como Dolce & Gabbana e Animale, que apostaram em looks totais combinando camisa e calça com a mesma padronagem. A grife italiana apostou num estilo pijama para criar look para lá de cool e confortáveis. Já a marca carioca apostou em texturas diferentes: calça de sarja e camisa de seda, para unir o sexy ao tradicional na passarela.
A ideia não é exatamente nova, mas apareceu nas últimas passarelas de verão e de inverno, dando um ar divertido à boa e velha animal print. Tom Ford, por exemplo, apostou em tons de vermelho, roxo e até em amarelo neon para criar looks com um pé nos anos 80. Já o mineiro Virgilio Andrade apostou em tons de rosa, azul e amarelo para criar produções com um pé na pista de dança e outro num fim de tarde romântico.
(por Deborah Couto)