A estreia de Anna Hartmann na Netflix foi marcada por muita ação. Natural de Porto Alegre, a atriz interpretou a protagonista Nina na série "Reality Z", da plataforma de streaming - que agora tem Meghan Markle e Príncipe Harry como novos contratados. A trama estreou em junho, mas até hoje ela colhe os frutos da repercussão do trabalho nas redes sociais, especialmente por conta do final da personagem (sem spoilers!). "Alguns se diziam inconsoláveis (risos). Esses exageros de carinho me transbordam de alegria", conta a gaúcha.
Apesar de a paixão pela arte ter começado na adolescência, Anna não optou pelo teatro como primeira opção. Ela cursou Direito, mas decidiu trancar a faculdade e, com as economias guardadas, embarcou para Nova York, onde se aprofundou na Técnica Meisner. Questionada se a primeira faculdade influencia em algo na sua nova carreira, a atriz de 30 anos pondera: "Toda personagem é um sistema de crenças. Toda personagem tem valores irrevogáveis. O ator é um advogado do ponto de vista da personagem. Acho que posso colocar assim (risos)".
Na produção da Netflix - plataforma que deve trazer Bruna Marquezine na série "Conquest", com Keanu Reeves no elenco -, a atriz dá vida a uma estagiária que tem a "missão" de ajudar os confinados de um reality show a se salvarem do apocalipse zumbi que acontece fora do isolamento. E, segundo a artista, o confinamento cênico é completamente diferente do real - vivido em tempos de quarentena por conta da Covid-19. Consciente das mudanças trazidas pelo período, ela vê como prioridade é manter a saúde mental em dia. "Nina fica confinada com outras pessoas, o que traz a questão da convivência. Estou completamente sozinha e tendo que acionar um lado muito mais resiliente. Minhas batalhas são internas. Estou preparando uma nova personagem agora: a Anna pós-pandemia. O mundo mudou muito nesses seis meses, e eu também", aponta.
Para a protagonista, Anna coloriu os fios de castanho bem escuro e cortou franjinha. "Eu acho que a caracterização é a cereja do bolo da criação. É quando tudo se encaixa! A primeira vez que eu me vejo como a personagem é um momento muito especial", argumenta. Além de Nina, Anna já interpretou Cássia em "Onde Nascem os Fortes", que dividiu a personagem com Patrícia Pillar, a quem coube o papel na fase adulta. Com o desejo de voltar à TV, Anna revela sua personagem dos sonhos. "Uma vilãzona de novela, eu ia amar! Mas uma vilã complexa, daquelas que a gente odeia amar (risos)", detalha sobre a persona cênica que também é um dos sonhos de carreira de Marina Ruy Barbosa.
Fã do terror como gênero, ela quis buscar variadas referências para construir a personagem. "A minha primeira foi Resident Evil, que eu jogava com o meu irmão na infância. Depois, vi de 'Walking Dead' a 'Extermínio', do Danny Boyle (aliás, o protagonista desse filme é o mesmo de Peaky Blinders, um ator fantástico, o Cillian Murphy). Pronto, perguntou de referência, me empolguei (risos). Preciso falar também do filme coreano Invasão Zumbi. É muito assustador e muito afetivo e emocionante ao mesmo tempo. Zumbis suscitam todos tipos de narrativa junto com o terror, e eu amo isso", lista.
(Por Marilise Gomes)