Um corpo bonito precisa estar, antes de tudo, saudável. Por isso, é importante escolher bons alimentos que ajudam no bom funcionamento do organismo, além de prevenir doenças mais graves.
A nutricionista Monique Ferraz explicou a importância dos nutrientes para a saúde do coração e listou as melhores opções para um cardápio equilibrado. Saiba mais!
Se você estava achando que o colesterol era o principal vilão da dieta e do coração, saiba que a farinha branca, açúcares e os alimentos ultraprocessados são os que provocam alterações no organismo.
"O carboidrato refinado causa hiperinsulinemia, alta produção da insulina, um hormônio anabólico, que desequilibra o processo inflamatório. Outro alimento extremamente prejudicial são os óleos vegetais, como o de girassol, soja e milho, pois passam por muitos processos químicos", afirma a profissional.
Por isso, a nutri reforça que é muito importante priorizar frutas, legumes, proteínas e vegetais no cardápio para se manter saudável e longe de riscos cardiovasculares.
"Para quem quer uma boa saúde cardiovascular, é preciso dar preferência aos alimentos fonte de gorduras boa, ricos em Ômega-3, e gordura saturada, o que auxilia na regulação dos níveis de colesterol, e alimentos que auxiliam no controle da inflamação".
Entre as opções que você já pode inserir na rotina, o abacate é uma boa fonte de gordura e ajuda a regular os níveis de colesterol. "O cacau é rico em polifenóis que auxiliam na redução da inflamação. Consumir com moderação chocolate com teor igual ou maior que 70% de cacau", orienta Monique.
Além disso, frutas como acerola, caju e morango, ricas em vitamina C, ajudam na saúde das artérias e na produção de colágeno.
Ricos em ômega-3 e ácidos graxos, linhaça, nozes, chia e azeite melhoram a circulação, regulam o colesterol e ainda ajudam no processo anti-inflamatório do corpo. Inclua esses ingredientes no cardápio, seja no café da manhã ou para temperar saladas e legumes!
"Repolho roxo e uva possuem resveratrol, outro importante polifenol no combate da inflamação e ainda promove melhora no fluxo sanguíneo".
A expert também não deixou de fora o ovo da dieta. "É fonte de colesterol e muitas vitaminas e minerais como zinco, ácido fólico, cálcio, vitamina A e E importantes no nosso sistema imunológico e na inflamação". Uma dica é colocar um pouco de cúrcuma nos ovos, um ótimo anti-inflamatório natural. E não se esqueça dos peixes, como salmão e sardinha. Monique recomenda consumi-los pelo menos duas vezes por semana.
(Por Marina Couto)