Aílton Graça deu adeus à personagem Xana Summer, da novela "Império", há algumas semanas, mas ainda não conseguiu abandonar a personagem. O ator quer até fazer um filme sobre o cabeleireiro e pretende entregar um roteiro ao autor da novela, Aguinaldo Silva. Durante participação no "Programa do Jô", ele contou que se pega fazendo a voz dele no espetáculo "Intocáveis".
"Não tem como largar, ela apareceu em alguns momentos do ensaio da peça. Às vezes, escapa um agudo ou alguma coisa assim, mas agora já estou segurando um pouco mais, me contendo", contou Aílton, que disse que o assédio nas ruas por causa da personagem ainda é grande: "Eu ando na rua e a turma me chama de Xana. Ninguém mais me chama de Aílton Graça ou de Feitosa. Ninguém quer que eu fale com a minha voz".
Para dar vida à personagem, o ator passava por uma transformação e ficava horas fazendo uma maquiagem pesada. Ele chegou a furar as orelhas: "A gente estava usando o brinco de pressão, mas ele é desconfortável e eu comecei a ficar com vício de toda hora ficar checando se estava no lugar". Após a novela, Aílton chegou a participar de uma desfile com Viviane Araújo usando brincos.
Aílton Graça representou Madame Satã no Carnaval
No programa, o ator ainda contou que a personagem de "Império" foi inspirada em uma pessoa. "A Xana existiu no Rio de Janeiro. O Aguinaldo (Silva) conheceu. Ela foi contemporânea da Madame Satã. Eu recebi recentemente fotos dela que a Alcione conseguiu com uma transformista amiga nossa", contou.
Por conta de Xana Summer, Aílton foi convidado para representar Madame Satã no desfile da Portela no Carnaval deste ano. Ele usou maquiagem pesada, com direito a batom, sombra e pedras no rosto, e até sapatos de salto alto. Neste ano, o ator atravessou a Sapucaí quatro vezes, desfilando ainda na Viradouro, na Mangueira e no Salgueiro.
No fim da segunda noite de folia, Aílton passou mal e teve uma indisposição que o obrigou a ficar sentado no camarote da BOA. "Achei que eu estava preparado para usar salto, mas vi que não. Estou morto, com o corpo todo doído. Desfilei em quatro escolas, três ontem e uma hoje, e agora não consigo nem levantar, mas estou bem, estou feliz. Vou embora por volta das 3h e amanhã. Durmo até as 4h para descansar", disse ele.