Agora que o Verão está indo embora e o Outono está dando as caras, é melhor começar a retomar os tratamentos de pele. É que nessa estação, as pessoas ficam menos expostas aos raios solares e podem fazer tratamentos que tenham alguns ativos químicos em sua composição que reagem quando entram em contato com o sol, causando irritação na cútis. Mas tudo bem se você nunca fez nenhum skincare, te apresentamos as maravilhas do ácido retinoico. E, de acordo com o dermatologista Guillermo Loda, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, "é o melhor amigo das mulheres".
O ácido retinoico é derivado da vitamina A, pode ser encontrado como retinoína ou retinoico. E tem diferentes concentrações que variam de 0,025 a 1% para comprar nas farmácias. A substância pode ser usada em gel ou em creme. Já nos consultórios de dermatologia, a concentração é mais alta, de cinco a 10%. Os dermatologistas usam muito para fazer peeling químico. Em uma concentração maior, ele pode amenizar até as estrias vermelhas.
De acordo com Guillermo Loda, a substância está no topo da lista para combater o fotoenvelhecimento, causado pela exposição solar. Além disso, o ácido melhora rugas finas, fecha os poros, melhora a textura e a qualidade da pele e, o mais importante: estimula a produção de colágeno. Ainda segundo o dermatologista, ele é um bom ativo para auxiliar no tratamento das manchas de melasma e das sardas na pele, já que ajuda a reduzir a pigmentação.
"O colágeno melhora a textura da pele e dá maior tônus, deixando a cútis mais elástica. A aparência da pele fica mais firme e mais saudável, promovendo um rejuvenescimento", acrescenta Loda. E é tudo que nós queremos, certo? Aquele viço bonito, que vem de dentro para fora.
O ácido retinoico pode ser utilizado de maneira isolada ou combinado com hidroquinona, que potencializa a ação e ajuda a deixar a pele mais fina e mais clara. Além disso, a substância é muito utilizada no tratamento do melasma na adolescência. Esse ativo só é contraindicado se a pessoa tiver uma pele muito sensível.
O uso do acido retinoico não é indicado para quem tem a pele muito sensível, já que ele causa uma descamação na pele. "Mesmo em pouca quantidade, se a pessoa começar a sentir alguma irritação é melhor alternar e não utilizar todos os dias, ou consultar um dermatologista de confiança", explica o professor do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, da Santa Casa de Misericórdia do Rio.
(Por Bianca Lobianco)