Buscar as novidades que envolvem a proteção da pele contra os raios ultravioletas deixou de ser uma necessidade restrita ao verão. O filtro solar é item obrigatório ao longo do ano, mas é no período de sol mais intenso que o corpo pede por mais cautela devido ao aumento da concentração de UVB na atmosfera. Em entrevista ao Purepeople, o dermatologista Alberto Cordeiro explica o que é possível encontrar no mercado. E se você é do tipo de mulher tecnológica que não desgruda do celular ou do notebook, mas já ouviu por aí que a luz dos aparelhos pode afetar a pele, uma boa notícia: é possível se proteger com filtro solar.
Poucos sabem que a saúde da pele pode ser afetada com o uso diário de celular, do computador e de outras tecnologias por causa da luz emitida por esses aparelhos. Mas já é possível se prevenir. "Já existe no mercado a formulação do protetor solar para defender não só da radiação ultravioleta que é a solar, mas também para defender da radiação infravermelha e da luz visível, que diz respeito à iluminação dos celulares, das lâmpadas e da tela dos computadores que também pode causar danos à pele", explica o especialista.
Hoje em dia, é possível encontrar muitos cosméticos com substâncias que prometem o rejuvenescimento da pele como é o caso do óleo canabidiol ou como os bioestimuladores de colágeno. "A tendência no mercado de proteção solar é a adição nos protetores solares de ativos com outras funções na pele", aponta o profissional: "Os protetores solares com antioxidantes previnem o envelhecimento da pele e outros produtos no mercado com associações com vitamina C ou com resveratrol."
Para o dermatologista, a aposta da indústria de beleza segue o padrão da renovação do BB Cream, que ganhou novas reformulações para oferecer mais vantagens: "O objetivo do mercado é ter um produto multifuncional, que não faça apenas uma proteção à radiação ultravioleta, mas que também tenha outras funções."
A parte mais chata de retocar o bloqueador na praia é o fato de a areia acabar grudando no corpo pela textura melada deixada pelo produto. Esse incômodo, entretanto, já pode ser evitado. "Dentro dos protetores solares, são colocadas outras substâncias com a função antiareia para não ter adesão da areia da praia na pele", explica Alberto: "Tem alguns com propriedades clareadoras e com funções antipoluição, que previnem que a pele envelheça quando exposta à poluição do meio ambiente gerada pela combustão dos carros, de fábricas e entre outros."
(Por Fernanda Casagrande)