O uso do filtro solar, seja ele um protetor físico ou químico, é fundamental! E para quem não aplica o produto na hora de tomar sol, o risco de ficar com a pele descascando é muito maior. Se esse é o seu caso, a palavra de ordem, agora, é caprichar na hidratação durante cerca de 3 semanas - que é o tempo médio que a pele tem para se regenerar da queimadura - para evitar manchas solares. "É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
Ficar com a pele descascando vai muito além de desconforto e da sensibilidade. Segundo a dermatologista, o fotoenvelhecimento é o principal risco. "O risco de uma pele descascando pode vir a gerar ressecamento, mancha e, mais para frente, lesões de fotoenvelhecimento, que são manchas relacionadas ao sol, diminuição de colágeno da pele, a pele tende a ficar mais flácida, com mais ruga", explica. Além disso, a situação também pode abrir portas para um futuro câncer de pele. "Se você está descascando, isso demonstra que você se expôs em excesso ao sol e, aí, você está se expondo a um fator de risco para desenvolver um câncer de pele", alerta a dermatologista.
Se a pele começou a descascar, será preciso apostar em uma série de cuidados, e o primeiro deles é: evite puxar as pelinhas! "Se você puxa a pele que está descascando, você não está dando tempo para ela se recuperar sozinha. A pele vai soltar enquanto outra pele está sendo produzida por debaixo dessa que está soltando", explica a dermatologista, que ressaltou outros cuidados. "Aumentar em dobro a hidratação, evitar uma nova exposição solar, aumentar a ingestão de água e evitar usar qualquer produto que seja de tratamento para pele, porque é uma hora que a pele precisa restaurar a hidratação. Se o queimado tiver sido no colo e você usa cremes de tratamento para rejuvenescimento, por exemplo, suspender isso e focar só na hidratação", indica.
Para quem gosta de tomar sol e quer prevenir a pele de queimaduras e bolhas, Mariana Marteleto dá as dicas. "Nunca se expor por um tempo prolongado, sempre preferir horários em que a radiação ultravioleta é um pouco mais leve, que é de 8h às 10h da manhã e, depois, às 16h. Nunca tomar sol sem passar protetor solar, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, não adianta aplicar na hora", indica. E é sempre bom lembrar: é preciso reaplicar depois o filtro depois que entrar na água e depois de alguma atividade física. "Isso tudo diminui a eficácia do produto e tira o protetor solar".
(Por Beatriz Doblas)