Se eliminar as estrias é o seu sonho de consumo, a boa notícia é que há jeito de combatê-las! Cada vez mais, o uso de procedimentos estéticos para melhorar a pele e rejuvenescer o visual, mandando embora rugas com o uso da vitamina C, por exemplo, são altamente buscados pelas mulheres, principalmente próximo ao verão, e com as estrias não é diferente. "As estrias ocorrem porque a pele 'quebra' em todas as camadas, até a derme, dando o aspecto típico", conta a dermatologista Danielle Aguiar, da Clínica Paula Bellotti, do Rio de Janeiro, que selecionou alguns tratamentos que vem fazendo sucesso. "Uso de ácido retinóico em creme, peelings, lasers e radiofrequência microagulhada".
O laser fracionado estimula a formação de colágeno - que é a proteína que dá sustentação à pele, ou seja, que ajuda a deixar a superfície da pele bem lisa, sem rugas e sem estrias - e o laser fracionado remodela o colágeno. "O laser de nossa preferência é o fracionado não ablativo, pois ele remodela o colágeno e previne a formação das cicatrizes atróficas. Por ter ação mais profunda, ele atua justamente no problema", explica a dermatologista.
Assim como o laser fracionado, a radiofrequência microagulhada também tem o poder de melhorar o colágeno que foi alterado pelo processo de formação das estrias. "O calor emitido pela radiofrequência e microagulhas atuam na derme melhorando a qualidade da pele. Além disso, é possível associar o peeling químico ou outras substancias", explica a profissional.
Segundo a dermatologista, o peeling químico pode ser feito em conjunto com o laser fracionado e com a radiofrequência microagulhada para eliminar e amenizar as estrias. "É o mais indicado como tratamento coadjuvante para tratar estrias recentes. O intervalo entre as sessões depende da cor da pele do paciente. Em média, as sessões são feitas de 4 em 4 ou 6 em 6 semanas", explica a dermatologista.
Os cremes com ativos que rejuvenescem a pele, como o ácido retinóico, podem ser usados em casa, em peles selecionadas, para melhorar a textura e prevenir o surgimento de outras temidas estrias. "É muito importante manter a pele sempre hidratada e ter o cuidado de usar cremes específicos para melhorar a qualidade da pele", indica a profissional, deixando claro que adotar uma alimentação saudável também é essencial para evitar o "efeito sanfona".
(Por Beatriz Doblas)