O avião que levava Luciano Huck e Angélica teve o capacitor instalado de forma invertida, aponta a investigação. Com isso, o motor apresentou pane durante o voo e obrigou o piloto a fazer uma aterrissagem forçada no Mato Grosso do Sul, em maio de 2015. Além do casal, a aeronave transportava um copiloto, os filhos dos apresentadores, Joaquim, Benício e Eva, e babás. A informação é do portal G1. A peça é fundamental para o bom funcionamento do avião, que não deveria ter levantado voo, por conta de sua instalação de forma errada. Recentemente, Huck recordou que um dos filhos chegou a questionar a segurança da aeronave.
Responsável por pilotar a aeronave, o piloto Osmar Frattini deve prestar novo depoimento à Polícia Civil. Um modelo semelhante ao envolvido no acidente deve ser usada para uma reprodução simulada para se saber exatamente o que provocou a pane. Na aterrissagem, Huck fraturou a vértebra e Angélica teve lesão abdominal e por conta do trauma, a família precisou passar por sessões de terapia. "Temos uma peça, que é o capacitador de combustível, que foi instalado de forma errônea, o que já caracteriza falha de manutenção e com isso já temos o nexo causal", explicou Ana Claudia Medina, delegada à frente do caso. "A mesma oficina onde foi feita a manutenção, inclusive, já trabalhava com peças usadas. E, na ocasião, o trabalho foi feito pelo mecânico e ainda passou pelo inspetor, que revistou tudo e assinou embaixo", acrescentou.
A delegada relatou ainda que a peça invertida acabou confundindo o piloto e, provocado, depois a falha do motor. "Ele faz o acionamento da bateria, que vai ligar o sistema e dar a indicação do nível de combustível. Na ocasião, ele teria visto que estava meio tanque e colocou o restante para encher, só que a leitura estava errada por conta do capacitor invertido, indicando meio, porém estava zero", acrescentou. A investigação reforçou o que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já havia indicado, em abril de 2017.
Ajudado financeiramente por Huck após ficar sem emprego, disse desconhecer que a polícia optou pela reprodução simulada. "A empresa fechou, mas a oficina continua aberta e eu nem sei se está regular. Estou atuando como piloto em outra área, com empresário e pecuaristas muito sensatos, que não questionam qualquer valor de manutenção. Se for chamado, apenas vou reiterar todas as minhas declarações, falando da manutenção. A senhora delegada está fazendo um excelente trabalho, apreendeu o avião e descobriu a inversão da peça. Estou disponível para o que ela precisar", concluiu.
(Por Guilherme Guidorizzi)