Nada como uma boa massagem para aliviar o estresse e a tensão do dia a dia. Mas, antes de marcar sua próxima sessão, é importante saber qual é a melhor técnica indicada para a sua necessidade. Algumas massagens são recomendadas para relaxar e liberar as toxinas, enquanto outras estimulam os campos energéticos do corpo e podem minimizar dores de cabeça, insônia e até sintomas de sinusite. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de massagens e os benefícios de cada uma? Confira!
A massagem relaxante, como o nome já sugere, tem como principal benefício relaxar os músculos do corpo todo e aliviar as tensões, muito indicada para quem anda estressada com a rotina. "Ela ativa a circulação e auxilia na liberação de alguns mediadores químicos, que nos dão a sensação de relaxamento e tranquilidade", explica a fisioterapeuta Lilian Ribeiro, da Clínica Renewmed. Com movimentos leves e contínuos, a técnica é uma das mais tradicionais, presente em quase todos os centros de massagens e spas.
Se a tensão nos músculos é mais localizada e específica em determinados pontos do corpo, a dica é investir no shiatsu. A técnica, que tem origem na medicina oriental, é mais vigorosa do que a massagem relaxante e estimula o trajeto dos músculos. Além disso, o shiatsu trabalha com os canais de energia corporais, também conhecidos como meridianos. "Por trabalhar em trajetos do meridiano, ele também atua no campo energético", conta Lilian. "O foco do shiatsu, que usa manobras mais profundas, é trazer o relaxamento ao diminuir nódulos de tensão muscular".
Ainda sobre terapias mais alternativas e menos tradicionais, as práticas ayurvédicas estão além dos cuidados estéticos com o corpo, pois também atuam nos chacras energéticos. "Costumamos falar que a massagem ayurvédica acalma não só o corpo, mas a alma, o espírito", diz Lilian. Além dos tradicionais movimentos de deslizamento, a técnica utiliza manobras de tração da articulação e alongamento, característicos da yoga. Outro diferencial é que as teraupeutas usam os pés para fazer a massagem, considerados um potencial campo de troca energética. "Na ayurvédica, a gente também precisa travar alguns pontos, como o sacro e a perna. Então, enquanto você faz a manobra de deslizamento no local, você está travando com o pé em outro local", detalha a profissional.
Uma simples massagem nos pés pode trazer mais benefícios do que o esperado. Tecnicamente conhecida como reflexologia podal, os movimentos nos pés mantêm o organismo equilibrado e podem tratar diversas questões, como ansiedade, insônia e dores nas pernas, já que os pontos nos pés refletem em partes do corpo. Além disso, uma boa massagem no local deixa a região hidratada e nutrida.
Assim como o corpo, o rosto também possui seus pontos de tensão. Nesse caso, a massagem mais recomendada é o shiatsu facial que, segundo a fisioterapeuta, utiliza compressas quentes e frias de chá de camomila, além dos movimentos comuns à técnica. "As compressas são usadas por dois motivos: primeiro porque influencia no equilíbrio do nosso organismo, de acordo com a medicina tradicional chinesa, e, segundo, porque o quente e o frio estimulam um relaxamento maior do que só o quente". Uma boa massagem no rosto pode, inclusive, aliviar dores de cabeça, desconfortos cervicais e até melhorar os sintomas da sinusite.
(Por Marina Couto)