Algumas mulheres se preocupam com a saúde das unhas das mãos, buscando fortalecê-las, mas muitas se esquecem que os pés também precisam de cuidados até mesmo para evitar o encravamento de unhas, que acontece com mais frequência nessa região. Além disso, bolhas, calos e ressecamentos são comuns quando o assunto é a aparência dos pés, mas é possível melhorar essas características e, inclusive, evitá-las! Em entrevista para o Purepeople, a manicure Tula Ferreira esclarece a melhor maneira de tratar esses problemas e revela como é possível amenizá-los apenas revendo certos hábitos.
Assim como os cuidados de beleza propostos pelas coreanas, os pés também precisam de dedicação diária para que não fique desidratado, provocando o ressecamento. "O ideal é ter uma rotina de cuidados como, por exemplo, fazer um escalda-pés hidratante semanalmente, além de usar um hidratante à noite", recomenda a especialista, citando uma prática própria para tratamento da área, ao dar outras soluções: "Evite sapatos duros, prefira os macios e com meias."
Pedras e minerais são frequentemente utilizados em máscaras para a pele e em tratamentos de beleza, mas também podem ser aproveitados para a recuperação da aparência dos pés. "O ideal é sempre procurar uma podóloga, mas pode tentar melhorar mergulhando o calo na água morna, esfregar um pouco com pedra pome e aplicar creme hidratante na região do calo", sugere a profissional do Jacques Janine Rio Sul ao complementar: "Coloque um curativo na região e use meias confortáveis que não apertem." Fora isso, é preciso rever certos costumes para não ter que lidar com esse problema. "O uso de sapatos inadequados e a repetição de atividades são os principais causadores dos calos", aponta a manicure ao exemplificar: "Andar por muito tempo e rápido colabora, então use sempre sapatos bem confortáveis ou com meias, além de evitar andar descalço."
Diferentemente das recomendações para evitar micoses nas unhas, quem sofre com bolhas deve andar mais com o pé em contato direto com o chão. "O ideal é andar mais descalço e menos com meias. Coloque um curativo sobre a bolha para evitar fricção, caso se precise usar um sapato", relata Tula ao aconselhar: "A melhor forma de tratar é reduzindo a pressão nos pés e evitando que estoure. Não tente estourar!" Outras dicas podem ser importantes: "Invista em uma bota ou tênis confortável e de qualidade. Escolha corretamente o tamanho do calçado e use protetores nos pontos mais sensíveis."
(Por Fernanda Casagrande)