A alimentação tem papel fundamental no humor do dia a dia - é que o que você come interfere diretamente na forma como o organismo se comporta e escolher os alimentos certos faz toda a diferença, seja na dieta low carb, da proteína ou cetogênica. Sim, o mau humor não está necessariamente ligado a questões sentimentais: o baixo nível de serotonina no sangue pode ser responsável pelo desconforto. Independentemente do motivo, uma coisa é certa: existem alimentos capazes de melhorar o humor e levantar qualquer astral. A nutricionista Luma Monteiro lista 5 opções certeiras para incluir na dieta!
"Inicie o seu dia consumindo ovos fritos ou cozidos e veja seu humor se transformar", declara a profissional. Por ser rico em vitamina D, que também é produzida pelo próprio corpo a partir da exposição à luz solar, o alimento - que faz parte do cardápio da dieta cetogênica - contribui diretamente para manter a saúde mental em dia segundo a expert. Além disso, esse nutriente ajuda a deixar ossos fortes e saudáveis, auxilia no crescimento celular e ainda melhora o funcionamento do sistema imunológico.
Bateu vontade de comer um doce no fim de semana? A dica é substituir o alimento rico em açúcar pelas nozes durante o lanche da tarde, por exemplo. "Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial que o organismo não consegue produzir e é muito importante para a sintetização de serotonina e melatonina pelo nosso corpo", comenta Luma.
Falou em festas de fim de ano, falou em frutas secas, certo? Elas ajudam até a fugir da ressaca, mas não devem ficar restritas a uma única época. Opções como damasco, tâmara e uva passa podem ser incluídas no lanche da tarde de acordo com a profissional. "Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio", diz. "Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas".
A soja é rica em triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina pelo organismo. "Além de ajudar a te deixar mais feliz, o alimento é supernutritivo e pode ser consumido na hora do almoço ou no pós-treino", explica. Isso porque o grão contém sais mineiras como fósforo e potássio em sua composição, o que ajuda a garantir músculos saudáveis e dispostos para a prática de atividades físicas - seja na academia ou em casa mesmo.
Segundo Luma Monteiro, temperos como pimenta chilli e páprica ajudam a combater a tristeza. É que eles têm capsaicina em sua composição e, por isso, "produzem a sensação de queimação ao serem ingeridos". A expert conta que é justamente essa irritação que libera a endorfina, "uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo corpo". O efeito analgésico provocado pela ação da "morfina" contribui para liberar uma sensação de bem-estar.
(Por Bruna Vilar)