Apesar de terem uma recaída e se beijarem nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) não vão retomar sua relação. Depois de passarem quase 30 anos afastados, os dois vão se beijar novamente no rio, onde costumavam namorar escondido, porém a filha do coronel vai embora, se sentindo culpada por trair o marido. Dias depois, ela reencontra o ex e diz que foi um erro terem se beijado. O agricutlor, porém, decalra que não se arrepende.
Segundo a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, é Santo quem começa a falar quando encontra novamente Tereza depois do beijo: "Olhe, aquele dia, sobre o que aconteceu...", mas logo a mãe de Miguel (Gabriel Leone) o interrompe e dispara: "Aquilo não aconteceu nunca... Nunca!". "Não sei o que foi que deu em minha cabeça. Eu não deveria ter ido até sua casa", ele tenta se explicar, e ela diz com firmeza: "E eu não devia ter montado em seu cavalo! O erro foi nosso e não vai se repetir! Isso foi um erro, Santo! Um erro".
Santo e Tereza discordam um do outro
O marido de Luzia (Lucy Alves), contudo, discorda e questiona: "Um erro de que eu não vou me arrepender é nunca! Me diga uma coisa, Maria Tereza, só uma: por que você foi embora? Se você veio até mim, depois de todos esses anos, por que você foi embora da outra vez?". Sem desconfiar de que suas cartas foram interceptadas no passado e de que ele não sabe que é pai de Miguel, Tereza responde: "Eu não vim atrás de você, Santo. Eu vim atrás da vida que eu deixei aqui! Eu não sou esse tipo de mulher. Me casei, sou fiel ao meu marido e à família que ele me ajudou a construir."
Apesar de ter garantido ao irmão que não ama mais a ex-namorada, Santo admite nesse momento que nunca conseguiu esquecê-la. A morena então confessa que sentiu saudades afirma que a relação entre ele nunca vai dar certo. "Pode ser que não dê, Tereza. Mas tenha certeza de que não foi por falta de amor!", ele rebate. Certa de que não pode se entregar a essa paixão, a filha do coronel diz: "É tarde demais para se falar em amor! É melhor você ir embora. Para sempre! É tarde demais para nós dois!".
(Por Samyta Nunes)