Miguel (Gabriel Leone ) jura Afrânio (Antonio Fagundes ) de morte em "Velho Chico". O ódio do agrônomo em relação ao avô vem à tona com força depois que Santo (Domingos Montagner ), que reaparecerá em uma aldeia indígena após ser atingido por três tiros, é dado como morto, em cenas previstas para acontecerem a partir desta terça-feira (02). Certo de que o coronel foi o mandante do crime, o filho de Maria Tereza (Camila Pitanga) decide colocar um ponto final na vida dele nos próximos capítulos da novela das nove.
Em conversa com Martim (Lee Taylor), Miguel fala sobre a sua intenção de matar Afrânio. "Será que só vou ter paz depois que botar fim naquele coronel?", questiona. "Você não é isso, Miguel. Não pode se entregar a esse sentimento!", avisa Martim. Mas Miguel não recua diante das palavras do tio. "Saruê vai pagar pelo que fez! Ele vai pagar por tudo que fez a mim e a minha família, tio! Por tudo!", afirma.
Para tentar fazer Miguel mudar de ideia, Martim segue tentando acalmá-lo dizendo que cometer um assassinato contra o próprio avô não é o melhor caminho. "E qual é? Me diga? Qual é o caminho? Até quando vamos viver debaixo de ameaça? Viver na sombra de medo? Do mando? Essa guerra começou comigo, eu vou botar um fim nela!", diz o agrônomo.
Assustado, Martim tenta fazer com que o sobrinho reflita sobre o que falou. "Uma vida... Será que você está ouvindo o que acaba de dizer? Será que você vai aguentar carregar esse peso de uma morte nas costas?", pergunta o fotógrafo. Nesse momento, Miguel, ainda sofrendo muito pelo desaparecimento do pai, dá razão a Martim.
Suposta morte de Santo abala Maria Tereza
Enquanto Miguel acusa Afrânio de ter matado Santo, Maria Tereza pensa que o culpado é Cícero (Marcos Palmeira) e, revoltada, tira satisfações com ele. Já Carlos (Marcelo Serrado) suborna um homem para assumir a culpa pelo sumiço do agricultor em seu lugar. O fato é que as emoções se sucedem porque "Velho Chico" já caminha para a reta final. Prova disso é que autor Benedito Ruy Barbosa já escreveu o último capítulo, previsto para ir ao ar em 30 de setembro.
(Por Regiane Jesus)