Santo (Domingos Montagner) vai ser dado como morto após ser baleado três vezes, nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". O dono da cooperativa está ferido quando mergulha no Rio São Francisco tentando escapar dos disparos. O suposto pai de Olívia (Giullia Buscacio) se debate e emerge quase morto um pouco antes de desaparecer, em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 1º no folhetim das nove. O seu sumiço vai durar, no mínimo, quatro capítulos.
O marido de Luzia (Lucy Alves), a quem vai desprezar antes de sofrer o atentado, passa a ser procurado pela população e polícia de Grotas, assim que seu cavalo for encontrado com uma mancha de sangue. A perícia conclui que dificilmente Santo terá sobrevivido, para desespero da família dele. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (20). Ao mesmo tempo que o suposto pai de Miguel (Gabriel Leone) estiver sendo atacado, o seu filho, Piedade (Zezita Matos) e Tereza (Camila Pitanga), por quem será salvo de ataque de Cícero (Marcos Palmeira) terão um mau pressentimento.
Enquanto isso, para proteger o dono da cooperativa, Ceci (Luci Pereira) oferece pinga e fumo ao espírito de Nego D'Água ao ter uma visão. De acordo com a publicação, até o dia 6 (sábado) Santo estará desaparecido no folhetim que não será exibido um dia antes em virtude da abertura da Olimpíada. Ao sentir um aperto, Piedade fica certa que algo aconteceu ao filho, angustiando as netas.
Rival de Afrânio é baleado no ombro
No roteiro entregue à produção, a bala pega de raspão no ex-namorado de Tereza. "Santo não percebe uma sombra se esgueirando pela caatinga ao redor, se aproximando na sua direção e apontando uma arma até se ouvir o som seco de um estampido ecoar por ali", aponta. "Quem tá aí? Aparece! Quem tá aí?", grita o pai de Isabel (Raysa Alcântara) sem ver ninguém.
O tiro é ouvido pelo cavalo que pertence a Tereza, mas como eles já estarão longe, a filha de Afrânio (Antonio Fagundes), que terá traído para salvar o amante, nada escuta. A neta de Encarnação (Selma Egrei) não entende a dor forte que sente no peito e vai embora. Logo depois, o algoz volta a atirar contra Santo e desta vez o acerta na altura do ombro. "Aparece, maldito! Aparece! Mufino! Covarde!", ordena um pouco antes de sentir uma forte dor que o faz perder o controle do cavalo. Desnorteado, o quadrúpede segue na direção do rio.
Em seguida, o marido de Luzia leva o terceiro tiro. "Misericórdia", diz. Como se tivesse sido baleado, Miguel acorda assustado, enquanto Ceci ouve o chamado do dono da cooperativa e deixa sua casa em disparada rumo ao Velho Chico. "Ele (Santo) toca o peito e sente seu próprio sangue lhe esquentar a mão. Corisco se agita, e o vaqueiro sem condições de controlar o cavalo, apeia, quase tombando, e tenta fugir pelo rio. Se lança nas águas e, mesmo ferido, luta contra elas para tentar avançar e fugir. Santo nada como consegue, chamando por socorro rio adentro", acrescenta o script.
'Protege Santo, Nego D'Água!', diz Piedade
Enquanto Santo se debate nas águas e ganha distância do local do atentado, Piedade dá um grito que rompe o sertão. "Socorro! Socorro! Me ajuda", pede. A essa altura, o dono da cooperativa que já terá pedido a separação de Luzia não desiste de lutar pela margem do rio, mas passa a perder a voz e as forças. Até ser levado pela correnteza. Com fé, Ceci implora: "Protege Santo, Nego D'Água! Ajude ele, segure o fio de vida dele em suas mãos".
Como se tivesse sido auxiliado por um espírito, o corpo do amante de Tereza emerge quando já estava submerso. Em um primeiro momento, a família busca por ele e Piedade presta queixa na delegacia. Depois, Miguel e Tereza, já reconciliados, ficam arrasados ao verem o cavalo dele ensanguentado e sozinho. Nas buscas, um mergulhador e dois barcos saem procurando pelo filho de Piedade.
(Por Guilherme Guidorizzi)