Nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", o telespecator vai descobrir que Afrânio (Antonio Fagundes) guarda um segredo da mãe, Encarnação (Selma Egrei). De acordo com a coluna Telinha, do jornal "Extra", a revelação acontece na segunda fase da trama após a megera se referir a Miguel (Gabriel Leone) como bastardo. Segundo a publicação, a matriarca da família tem medo que o coronel coloque o neto no lugar do filho, Martim (Lee Taylor), que brigou com a família e sumiu no mundo.
"A mim a senhora não engana. Eu lhe conheço feito a palma da minha mão", diz Afrânio. "Se conhecesse não deixava o filho daquele retirante roubar a herança do seu filho", responde ela, que sabe que Miguel é filho de Santo (Domingos Montagner) e não de Carlos Alberto (Marcelo Serrado). O coronel Sarauê, que quer transformar o neto em seu sucessor, não gosta do tom da mãe e a ameaça.
"Vou ser claro que é pra senhora não dizer que não avisei: verdade por verdade, eu também conheço todas as suas! Não só conheço cada uma delas, como guardo elas comigo. Em silêncio". Encarnação, no entanto, fica nervosa com a advertência do filho e dá a entender que ele sabe mesmo um segredo seu. "Se a senhora quiser dizer a verdade, eu é que não vou mais carregar uma só mentira em silêncio", completa ele.
Tereza se arrepende de ter escondido que Santo é pai de Miguel
Tereza (Camila Pitanga) demonstra arrependimento por ter escondido de Miguel, que seu verdadeiro pai é Santo. Após 28 anos morando em Salvador, a filha de Afrânio volta à fazenda do coronel em Grotas. Ao retornar para o local onde cresceu, Tereza fica mexida ao relembrar de seu passado com a antiga paixão.
Em uma das cenas, a filha do coronel é surpreendida por Carlos, que pergunta o que está acontecendo com a esposa. Em resposta, a mãe de Miguel afirma que estava pensando em como será a sua vida dali em diante e lamenta ter ficando tanto tempo longe daquele lugar.
"Fazia parte do contrato, Tereza, criar o Miguel longe daqui", diz Carlos, fazendo referência ao combinado com Afrânio. Em seguida, a herdeira do coronel afirma que foi um erro esconder a verdadeira identidade para seu filho por tanto tempo. Sem saber que Santo desconhece o paradeiro de Miguel após Luiza (Lucy Alves) queimar suas cartas falando sobre o bebê, o político fala que o irmão de Bento (Irandhir Santos) nunca procurou o filho e nem lhe telefonou: "O pai do Miguel é um só. E sou eu".
(Por Patrícia Dias)