Viramundo (Gabriel Sater) deixou a Vila de Santa Fé e sua amada Milita (Cintia Dicker) em "Meu Pedacinho de Chão", mas no capítulo que vai ao ar em 21 de junho o violeiro volta ao vilarejo, conforme havia prometido à ruiva. Porém, a recepção que ele encontra não é tão amigável, pois Giácomo (Antonio Fagundes) se recusa a recebê-lo como hóspede em sua casa.
Depois que Viramundo foi embora, Giácomo ficou aliviado, já que nunca aprovou o namoro de sua filha com o forasteiro. Mesmo diante da tristeza imensa de Milita, o comerciante vem fazendo de tudo para aproximá-la de Dr. Renato (Bruno Fagundes) e até que consegue algum resultado, pois o médico - desiludido com Juliana (Bruna Linzmeyer) - vai se declarar para a moça em breve.
Quando vê o violeiro de volta à Vila, Giácomo tenta afastá-lo, e se recusa a acolhê-lo. Viramundo então procura abrigo na igreja e Padre Santo (Emiliano Queiroz) pede que Dona Tê (Inês Peixoto) hospede o rapaz. A dona de casa fala com o marido e Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) resolve atender o pedido do padre, dando casa e comida a ele em troca de ajuda com trabalho em seu sítio. Já Milita se alegra quando fica sabendo que o ex voltou, mas o pai deixa claro para ela que não quer vê-la de namoro com Viramundo. Será que a moça vai obedecer?