Uma investigação encomendada pelo Prefeito das Antas (Ricardo Blat) pode revelar a origem de Serelepe (Tomás Sampaio) em "Meu Pedacinho de Chão". Com o intuito de descobrir algo comprometedor no passado de Epa (Osmar Prado), ele coloca um detetive atrás de informações sobre seu adversário político, mas o feitiço vai se virar contra o feiticeiro. As cenas vão ao ar a partir do capítulo de terça-feira (22), na novela das seis da Globo.
Quandoo investigador Homero descobre que uma mulher chamada Matilde teve um relacionamento com Epaminondas e teve um filho, que deixou em um orfanato, o Prefeito das Antas acha que tem nas mãos uma bomba contra o coronel. O boato corre a Vila de Santa Fé em pouco tempo, causando um problema no casamento do fazendeiro com Catarina (Juliana Paes) e ele acusa Giácomo (Antonio Fagundes) de ter espalhado a fofoca de que ele teria um filho fora do casamento.
Porém, a tal Matilde aparece no gabinete do prefeito pedindo ajuda para encontrar o filho perdido e faz uma importante revelação: ele é pai da criança que ela teve. Ela também conta que que descobriu que o menino foi adotado por um casal mais velho, mas fugiu de casa. E agora, será o pequeno Serelepe esse filho desaparecido?