A ideia de entrar para a política não agrada Ferdinando (Johnny Massaro) nem um pouco em "Meu Pedacinho de Chão". Quando Epa (Osmar Prado) avisa que pretende fazer dele o próximo prefeito da cidade das Antas o engenheiro agrônomo se recusa terminantemente a participar da empreitada, mas, depois que recebe o apoio de Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) e Gina (Paula Barbosa) ele muda de ideia e resolve aceitar a candidatura. As cenas vão ao ar a partir de 28 de maio de 2014.
Tudo o que Ferdinando mais quer é trabalhar nas terras de seu pai, já que foi para isso que se tornou engenheiro agrônomo na capital. Só que o Coronel Epaminondas tem outros planos para o filho e vai fazer de tudo para convencê-lo a ser ser candidato à prefeitura das Antas, até mesmo voltar a ser amigo de Pedro Falcão, seu atual rival político na trama. E com a ajuda dele e da filha - por quem Nando está todo encantado -, o vilão consegue seu intento.
Antes mesmo de seu filho aceitar sua proposta de entrar para a política Epa manda seus empregados espalharem a informação pela cidade de que Ferdinando vai ser o seu candidato a desbancar o prefeito das Antas (Ricardo Blat). E o boato se espalha feito rastilho de pólvora pela Vila de Santa Fé, deixando o engenheiro furioso. Só mesmo a proximidade e os incentivos de Gina serão capazes de reverter a situação e fazer com que ele concorde com os planos do pai.