A volta de Gaia (Ana Cecília Costa) após ter sobrevivido a mais de dez anos em um campo de concentração deixou Toni (Thiago Lacerda) abalado e formou um triângulo amoroso com Hilda (Luiza Valdetaro) em "Joia Rara". O comerciante e a segunda mulher se surpreendem ao saber que o reaparecimento da lituana anula seu casamento, mas ela afirma para ele que vai lhe dar o desquite. Alguns dias depois, porém, a comunista beija o ex-marido, deixando a rival arrasada. As cenas vão ao ar a partir de 16 de dezembro na novela das seis da Globo.
Sem saber como fica sua situação legal após o retorno de Gaia, Toni procura um advogado para se aconselhar e fica sabendo que perante a lei ainda continua casado com a mãe de seu filho. Como o italiano garante que é com Hilda que quer ficar, a morena declara que dará o desquite para que ele possa se desvincular dela no papel.
Porém, a intenção da sobrevivente não é abrir mão de seu grande amor, conforme já deixou claro para Hilda, logo que chegou ao cortiço. Disposta a lutar para ter sua vida de volta, Gaia pede que Toni a ajude a procurar pelo filho deles que desapareceu: "Nossa prioridade tem que ser o Giuseppe. Tenho certeza de que ele está vivo, em algum lugar. Nós temos que encontrar nosso menino, Toni. Trazer ele para junto da gente!". Os dois visitam vários orfanatos atrás do menino, mas não encontram nenhuma pista.
Aproveitando a proximidade, lituana beija Toni novamente e quem vê a cena é Hilda, que sai correndo, arrasada. Mais tarde, o marido encontra a loira em casa e lhe garante que não ama mais Gaia, na tentativa de acabar com sua insegurança.