Os segredos do passado de Maria Marta (Lilia Cabral) na novela "Império" vão começar a vir à tona nos próximos capítulos da trama das nove. Depois de Lorraine (Dani Barros) ficar sabendo que a ricaça já foi casada com seu atual mordomo, Silviano (Othon Bastos), ao roubar um álbum de recordações que ele mantinha em sua casa, uma conversa entre o ex-casal promete ser ainda mais reveladora.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, Maria Marta vai falar com Silviano como se estivesse falando sobre outra pessoa: "O crápula me deixou na rua da amargura, com uma mão na frente e outra atrás. E ainda teve o requinte de crueldade de me enviar para um banco na Suíça e abrir um cofre só para eu encontrar um bilhete me mandando à merda". E foi exatamente após levar esse fora do então marido que Marta conheceu o jovem José Alfredo (Chay Suede / Alexandre Nero), quando ainda estava na Suíça.
Ao ouvir Maria Marta relembrar tudo o que ele fez, o mordomo abaixa a cabeça e diz: "Pecados pelos quais estou pagando até hoje". "Quer dizer que ser o meu fiel mordomo, com postura e elegância inglesas, ainda é uma penitência para você?", pergunta Marta, aumentando o tom de voz. "Foi apenas um modo de dizer. Hoje, agradeço muito por tê-la novamente em minha vida... Como a grande amiga que é", ele conserta.
Marta tirou Silviano da miséria
Quando se casaram, Silviano era um homem rico. Tanto que nas fotos do álbum de recordações é possível ver cliques de viagens dos dois para fora do país e até mesmo recortes de jornal sobre a festa de casamento, de arromba. Mas, viciado em jogo, acabou perdendo tudo e ficou sem ter o que comer. Foi aí que Marta o levou para trabalhar para ela, humilhado, como seu mordomo.
Silviano tem motivos para odiar Marta e José Alfredo
E logo após o passado de Marta e Silviano ser descoberto, a Imperatriz vai perceber que assim como Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que a está chatageando, o mordomo pode ser um grande vilão em sua vida. Tudo vai acontecer após uma conversa entre ela e seu filho mais novo, João Lucas (Daniel Rocha), na qual ela afirma que acredita que José Alfredo continue vivo. Ao ouvir a revelação, o mordomo arremessa um copo contra a parede: "Vivo?", se questiona, irritado.
Por tudo isso, Maria Marta vai decidir expulsar Silviano da mansão. "Ainda neste mês de janeiro se descobrirá que Silviano tem todas as razões do mundo para odiar o Comendador... E se vingar de Marta por conta de agravos passados. A trama em torno dele evoluirá até pouco antes do Carnaval, quando ele será desmascarado e expulso da corte. A tese de que o culpado é sempre o mordomo é que parece prevalecer... E provocará grande escândalo, além de um forte trauma familiar", anunciou Aguinaldo Silva, autor da trama, em seu site oficial.