Nas últimas semanas de "Flor do Caribe", Suzana Pires retorna à trama para viver Aurora, a bisneta da cigana Safira - também interpretada por ela - outra vítima de Dionísio (Sérgio Mamberti), que o amaldiçoou. Nesta quinta-feira (29), a atriz começou a gravar as cenas da advogada que chega em Vila do Ventos para fazer o nazista pagar pelos crimes cometidos no passado.
Em entrevista ao site oficial da novela, Suzana contou: "A Aurora vem para resolver como vai ser o castigo do Dionísio. Se ela conseguir levá-lo para ser julgado na Alemanha, ele será julgado por crimes contra a humanidade. Faltava esta dimensão que é esta personagem, que dedica a vida inteira a caçar estes homens e que vem dar este desfecho. Vamos ver como ela vai conseguir".
Interpretando dois personagens na mesma obra pela segunda vez, a artista compara as duas situações: "A Safira, no passado, complicou a vida do Dionísio. Agora vem a Aurora para resolver isso. Foi a mesma coisa em 'Fina Estampa' e era também um segundo personagem emblemático. Eu só agradeço. É uma confiança de que estarei trabalhando nos limites destes personagens, mas com nuances diferentes".
Versátil, a atriz também é coautora da trama, ao lado de Walther Negrão, o que lhe permitiu ter ficado sabendo com bastante antecedência sobre seu retorno. "Já estava um pouco previsto. Fomos construindo isso com calma. E quando o Negrão decidiu por esta volta, comecei a me preparar aproveitando a mesma pesquisa que fiz para a Safira, mas colocando contemporaneidade. A Aurora é diferente da família. Ela é uma cigana que foi para a cidade e não ficou no acampamento", explica.
Mesmo sem revelar os segredos do final da história, Suzana adianta o que podemos esperar de Aurora: "O Dionísio tem contas para acertar com o mundo inteiro, ele dizimou famílias. E você tem agora uma advogada cigana que se dedica a isso, assim como há muitos advogados judeus e muitas pessoas dedicadas a esta causa. A gente vai mostrar também uma organização que protege os nazistas. Toda esta parte vem sendo tratada com muito rigor histórico, mas também com muita leveza. E, agora, teremos a conclusão deste desfecho".
A atriz e escritora também concorre como autora de um samba para o hino oficial da Unidos de Vila Isabel em 2014.