A loucura de Alberto (Igor Rickli) vai chegar a seu ponto máximo na última semana da novela "Flor do Caribe", que chega ao fim nesta sexta-feira (26). O vilão terá mais um de seus surtos e sua mãe, Guiomar (Claudia Netto), não vê outra alternativa a não ser chamar uma ambulância para levá-lo para ser internado em uma clínica psiquiátrica. De tão surtado, o vilão nem se opõe e age como se estivesse indo para o trabalho no Grupo Albuquerque.
O estado de Albuquerque torna-se intolerável quando Guiomar vende o piano da mansão. Transtornado, o neto de Dionísio (Sérgio Mamberti) fica violento e parte para cima dos carregadores aos berros, depois chora como uma criança pequena. Assustada, a cantora que engatou uma reaproximação com o filho se dá conta de que o herdeiro não tem mais consciência da realidade e toma a difícil decisão de interná-lo.
Vestido com seu melhor terno e com a pasta de executivo, Alberto vai até a ambulância acompanhado de duas enfermeiras. Antes de entrar, ele pergunta à mãe: "Como é que eu estou, Guiomar? A gravata...?". "Está linda, Alberto... Você está... Muito alinhado...", responde Guiomar.
Alheio aos fatos, ele continua: "O vovô me incumbiu de presidir a reunião. E eu tenho que impressionar aqueles canadenses. Ah! Avisa para Ester que eu vou tentar chegar mais cedo do escritório... Avisa? (...) Hoje tem a apresentação das crianças na escola e eu prometi que estaria lá. Tchau, mamãe. Obrigado por tudo".
Ele se despede com um beijo e se refere às enfermeiras como se elas fossem suas secretárias: "Kátia (Josie Pessôa), Yvete (Patrícia Naves), podemos ir para a empresa". A um sinal do psiquiatra, elas levam Alberto para a ambulância. "Au revoir, mamãe!", ele diz, ao entrar no veículo.
Comovida, ela retribui o adeus: "Au revoir, meu amor...". E assim que as portas se fecham ela chora, arrasada. "Calma, a senhora fez o que tinha que fazer. Ele vai estar bem cuidado, eu prometo", garante o médico. Porém, no dia do casamento de Ester (Grazi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli), o vilão consegue escapar da clínica e tenta se matar.
Só que o crápula acaba contando com a ajuda dos mocinhos para escapar da morte. Após "Flor do Caribe", a Globo segue reprisando novelas na faixa das seis e a partir da próxima segunda (1º) reestreia "A Vida da Gente".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)