Samuel (Juca de Oliveira) vai tomar uma atitude perigosa no capítulo desta sexta-feira (26), de "Flor do Caribe". Mesmo avisado pela família e pelos tententes da Força Aérea que ainda não é a hora de dizer que Dionísio (Sérgio Mamberti) foi o mandante do atentado que sofreu, o joalheiro segue seu instinto e denuncia o inimigo para o delegado de Vila dso Ventos, em busca de justiça.
Decidido a esclarecer o crime, ele revela: "Eu vim aqui falar com o senhor porque preciso que conste no processo que não fui vítima de uma tentativa de roubo. O que eu sofri foi um crime racial". O delegado então pergunta se Arruda (Jonas Mello), o chefe dos capangas, tinha alguma coisa contra ele, mas Samuel responde que acredita que este não seja o mandante do sequestro.
O policial então pergunta se o judeu tem alguma suspeita de quem possa ter encomendado o atentado. Samuel até se lembra do apelo de Lindaura (Angela Vieira), que lhe implorou que não denunciasse Dionísio, mas ainda assim ele não consegue deixar de acusar o patriarca dos Albuquerque.