O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo reagiu e divulgou nota após Bruna Marquezine se vestir de enfermeira em um look ousado de látex junto ao corpo para uma festa de Halloween. Segundo postagem do Coren-SP nesta terça-feira (2), as "fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem". Assim como a atriz, Giovanna Ewbank em 2019 já havia sido criticada e se desculpou após surgir em vídeo usando uma "fantasia" erótica de enfermeira.
No início da postagem, o Coren-SP afirmou que a profissão é alvo de assédio e violência. "A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio", diz o órgão.
"Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião", prossegue a nota.
Em outro trecho, o órgão lembra a polêmica envolvendo a mulher de Bruno Gagliasso: "Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual". O Conselho citou ainda que a "fantasia" de enfermeira sexy foi usada ainda pelas influecers Cátia Damasceno e Thais Massa.
"Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma", afirmou o Coren-SP.
"O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem", finalizou o órgão.
Nas redes sociais, a escolha de Marquezine dividiu opiniões. Alguns fãs defenderam a atriz enquanto outros internautas fizeram coro com o Conselho de Enfermagem.
Há pouco mais de quatro anos, a atriz da novela "Gênesis" passou por uma mudança de visual e adotou tranças nagô. Na ocasião, ao Purepeople Julianne Trevisol afastou temer possíveis críticas por uma apropriação cultural. "Não tive medo não. Até me alertaram falando que poderia rolar alguma crítica. Mas ninguém falou até agora. E eu não acho que seja apropriação cultural nem no meu caso, nem no caso da Anitta quando ela usou (no carnaval de 2017). Tenho muito respeito pela cultura", afirmou.