A invejosa e debochada Shirley (Viviane Pasmanter) reaparece no capítulo que vai ao ar em 26 de fevereiro, nesta terceira fase de "Em Família ". Se nas duas primeiras fases, quando ainda era criança/adolescente ela já aprontou das suas, agora que é adulta e mais rica do que antes irá atormentar ainda mais a vida de Helena (Julia Lemmertz). Porém, seu retorno à trama é marcado por um momento triste: a morte de Itamar (Nelson Baskerville), o pai de Laerte (Gabriel Braga Nunes).
Shirley não é fácil. No primeiro capítulo da novela , quando ainda era uma garotinha, ficou observando calmamente enquanto Helena (Julia Dalavia) se afogava em uma cachoeira. Alguns anos depois, conseguiu seduzir Laerte (Guilherme Leicam) e engravidou em sua única noite de amor com ele, que foi condenado a um ano de prisão logo depois. Agora, vinte anos se passaram e a vilã retorna a Goiânia e vai reencontrar o flautista.
Após a briga que culmina no atropelamento de Luiza (Bruna Marquezine), Laerte resolve deixar o Rio de Janeiro e voltar para sua cidade. Ele encontra o pai ainda mais debilitado pelo diabetes e se dedica a cuidar de Itamar, que faz questão de ter mais uma conversa com Selma (Ana Beatriz Nogueira) e o filho sobre o seu testamento. O músico resolve levá-lo para pescar, mas acaba deixando-o sozinho no barco de pesca.
É então que Shirley volta para Goiânia, já causando confusão ainda na viagem, pois Serafina, sua cobra de estimação passeia pelo avião, deixando os passageiros apavorados. Depois do pouso, é ela quem Itamar morto e vai avisar Laerte. A família se entristece, é claro, mas o sofrimento é ainda maior para Selma, que fica transtornada com a morte do marido.
A notícia do falecimento chega até o Rio de Janeiro e depois de 20 anos as irmãs Fernandes vão se reunir novamente. O reencontro promete fortes emoções, principalmente para Laerte ao ver que Helena e Luiza estão na missa pela alma de Itamar.
(Por Samyta Nunes)