Depois de conhecer Laerte (Gabriel Braga Nunes) e se sentir atraída pelo grande amor da vida de sua mãe, Luiza (Bruna Marquezine) vai acabar ouvindo do músico que ele quer que ela o ajude a mudar a opinião de Helena sobre ele. Nos próximos capítulos de "Em Família", depois de uma discussão com Laerte, Luiza será atropelada e sua mãe ficará enfurecida ao saber que a jovem estava com o flautista no momento do acidente, como informou a colunista Patricia Kogut do jornal "O Globo".
Tudo começa quando Laerte vai atrás de Luiza para conversar sobre o passado. No carro do músico, eles falam sobre Helena e a tragédia que fez com que eles ficassem sem se ver por 20 anos.
"Acho que todos agiram mal nessa história da família. Sua mãe me provocava. Fazia ciúmes, abraçava e beijava o Virgílio na minha frente. Uma vez disse que, se ele pedisse, ela posava nua para ele desenhar. Está sabendo disso, por acaso?", dispara Laerte, que irrita Luiza. "Ela era criança!", rebate a jovem, irritada. "Não era, não. Era adolescente, sabia muito bem o que estava falando e fazendo. Beijava o Virgílio para me fazer ciúmes, me provocando", garante ele.
Luiza não aceita os argumentos de Laerte e sai do carro, com raiva. Sem olhar para a rua, ela acaba sendo atropelada e é prontamente socorrida por Laerte, que a leva ao hospital de ambulância.
Na recepção, enquanto Luiza é levada para atendimento, Laerte faz a ficha da jovem e diz que é primo dela. Helena e Virgílio (Humberto Martins) ficam sabendo do acidente por uma amiga da filha e correm pro hospital, fazendo com que Laerte deixe o local às pressas.
Luiza mente, dizendo que estava com uma amiga na hora em que foi atropelada, mas na recepção eles descobrem que Laerte a levou para lá. Já em casa Helena diz que sabe com quem a filha estava e pergunta o motivo de Luiza ter mentido. "Fala, Luiza, ou vou achar que tudo o que eu estou pensando é verdade! Que você anda atrás desse sujeito! O que seria o maior castigo da minha vida! Fala!", questiona.
Muda, Luiza começa a chorar e deixa Helena ainda mais irritada: "É isso, não é? É isso, claro! Ele te enfeitiçou também, como fez comigo! Tal mãe, tal filha! E você, idiota, caiu na armadilha, exatamente como eu! Não foi suficiente tudo o que você descobriu sobre nós dois, mexendo e remexendo nas minhas coisas, abrindo e lendo as minhas cartas, vendo as fotos de família? Idiota como eu! Burra como eu!".
Luiza nega, mas a leiloeira continua não acreditando: "Tem coragem de negar? Ele te enfeitiçou com a música! Já compôs uma melodia ordinária chamada Luiza? Hein? Prefere negar? Não quer me ofender, nem me agredir com a verdade? Boba! Tenho pena de você, como sempre tive de mim! Conta! Pensa que vou me incomodar com isso? Pois se engana, filha! Além de pena, sinto raiva também por ver que você é tão idiota quanto eu fui!".
Até que a jovem dispara, para espanto de Helena: "É você que ele quer, mãe! Ele quer que você perdoe o que ele fez. Que você deixe que ele se aproxime". "Nunca! Ele teve coragem? Teve coragem de te envolver nessa sujeirada que ele deixou para trás quando foi corrido da cidade? Chamado nas ruas de assassino? Mas que desgraçado! Maldito!", desabafa Helena.
Mas a mulher de Virgílio acaba deixando transparecer que de certa forma gostou de saber que Laerte não a esqueceu. E Luiza, que também ficou encantada pelo músico, dá um abraço de cumplicidade na mãe.