Os problemas de audiência que "Em Família" vêm enfrentando não provocaram mudanças apenas nos rumos da novela, mas também na vida dos atores. Para dar mais agilidade à trama, o autor Manoel Carlos abandonou alguns núcleos inicialmente pensados e, com isso, alguns artistas mudaram de personagens. "A ordem da direção é focar nos núcleos que já estão consolidados na história e não criar novos", conta uma fonte de Purepeople.
Louise D´Tuani, por exemplo, entrará nesta sexta-feira (16) na novela "Em Família" como a pianista Lívia. Substituta de Verônica (Helena Ranaldi), a musicista chamará a atenção de Laerte (Gabriel Braga Nunes) por sua beleza e isso irá abalar seu relacionamento com Luiza (Bruna Marquezine), que ficará com ciúmes.
Na sinopse original, os planos para Louise, no entanto, eram diferentes. Na coletiva de imprensa e na festa de lançamento de "Em Família", a atriz marcou presença divulgando que entraria no folhetim como a norte-americana Elizabeth Proença, filha de Leandro (Rafael Tombini), irmão de Chica (Natália do Vale), Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Juliana (Vanessa Gerbelli), que mora nos Estados Unidos. Ou seja, ela seria prima de Laerte.
Faltando cerca de dois meses para o fim da novela, Manoel Carlos mudou a personagem de Louise porque provavelmente não irá mais incluir o núcleo do Leandro na história. No início da trama, ele ainda era citado pelas irmãs, mas isso não acontece há meses. Como Louise já estava contratada para a obra, foi deslocada para a nova personagem que irá movimentar o romance do principal casal do folhetim.
Em conversa com Purepeople, Rafael Tombini, ator que viveria o irmão de Chica, Selma e Juliana, disse que tudo indica que ele também mudará de papel. "Uma produtora de elenco pediu fotos minhas atuais para encaminhar ao autor. Talvez eu entre com outro personagem. Eles vão priorizar os atores que já estão com contrato, como eu, quando novos papeis forem surgindo".
E as mudanças promovidas por Manoel Carlos, pelo jeito, já provocam reações. Os índices de audiência ainda estão longe do esperado, mas vêm subindo. Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", entre 5 e 10 de maio, "Em Família" teve média de 31,16 pontos no Rio de Janeiro. É a melhor média semanal desde a estreia. Até então, o recorde era de 30,8, na semana anterior. Em São Paulo, a audiência chegou a 29,16, a maior das últimas sete semanas.
(Por Anderson Dezan)