A marcação cerrada de Helena (Julia Lemmertz) para tentar manter Luiza (Bruna Marquezine) longe de Laerte (Gabriel Braga Nunes) vai afastá-la da filha, na novela "Em Família". No capítulo que vai ao ar em 2 de março, a estudante decide deixar a casa da mãe e alugar um apartamento para ir morar com Alice (Érika Januza), sua melhor amiga.
Desde que Laerte voltou para o Brasil e conheceu Luiza que Helena passou a vigiar todos os passas da filha, tensa com a proximidade entre os dois. E como tem o temperamento explosivo da mãe, as duas tem discutido cada vez mais. Com isso, a jovem começa a pensar em sair de casa e já dá sinais dessa intenção em uma conversa com Virgílio (Humberto Martins). "Toma a rédia da sua vida um pouquinho. Eu também vou fazer isso (...) Decidir o que quero ser na vida, o que fazer da vida, essas coisas...", diz ao pai.
No capítulo seguinte, Luiza avalia pela internet alguns apartamentos para alugar, e conversa com Alice, que pergunta: "Tem certeza que quer mesmo sair de casa?". "Absoluta. Chega. Parece que vivo num colégio interno. Me sinto perseguida, sem privacidade, tendo que explicar tudo o que eu faço para a minha mãe (...) Sinceramente? Acho que não dá certo ser muito íntima de mãe... Confunde. Mãe e amiga são categorias diferentes", responde a universitária.
A filha de Neidinha (Elina de Souza) diz que a amiga está sendo muito dura com Helena, mas Luiza rebate: "Ela que é intransigente! Quer que eu pense como ela, sofra pelo que ela sofre... Não tenho motivos para ser inimiga do Laerte, por exemplo. Ah! Não agüento mais esse assunto. Já deu!". "E o André? O que tá achando disso?", Alice quer saber. "Ainda não falei com ele. Mas tenho certeza que vai adorar! Gostou desse ou não? Posso selecionar?", se empolga a universitária, ao encontrar um apartamento interessante.
Quando chega em casa depois de passar o dia inteiro fora, Luiza é cobrada pela mãe, que diz vai logo dizendo: "Nossa, filha! Onde você se meteu? Liguei o dia todo, várias vezes e nada". "Tive um dia cheio, mãe. Não deu para atender", ela responde, impaciente. Virgílio intervém em favor da mulher: "Luiza, tem que atender sua mãe. Ou então ligar em seguida dizendo onde está. Celular é para isso".
A morena então pede desculpas e aproveita para dar a notícia: "É até bom encontrar vocês dois aqui. Aí falo tudo de uma vez só, para vocês e todo mundo. Tomei mesmo a decisão de morar sozinha. Quer dizer, com a Alice. Sozinha eu quis dizer sem pai nem mãe por perto".
(Por Samyta Nunes)