Passaram-se 20 anos desde que Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Helena (Julia Lemmertz) se viram pela última vez na novela "Em Família", mas no capítulo desta sexta-feira (28), os primos ficam novamente cara a cara no funeral de Itamar (Nelson Baskerville), em Goiânia. Luiza (Bruna Marquezine) entra na igreja acompanhada da mãe e a presença das duas causa um alvoroço. Confira as fotos das cenas em nossa galeria de imagens.
Depois de muito relutar em comparecer ao enterro, Helena acaba concordando em ir e se esforça para ser o mais discreta possível. Cautelosa, ela não quer encarar ninguém deliberadamente encarar, muito menos Laerte. Já Luiza olha por todos os cantos, curiosa para conhecer os personagens da história dos seus pais. Quando vê o flautista, a jovem sorri, mas ele não tira os olhos da ex-noiva.
Ao perceber o clima, Verônica (Helena Ranaldi) comenta: "Você não esperava que ela viesse, mas ela veio. Deve gostar de desafios". "Está sendo menos intolerante do que a minha mãe", rebate o músico. "Quem sabe tenha mais razões para te perdoar? O amor deixa a gente com o coração mole. Coração de manteiga. Assim como o meu", comenta a morena.
Enquanto isso, Helena repreende a filha: "Não seja tão sociável. Você está numa igreja, não num salão de festas", mas a moça se justifica: "Gostaria de conhecer todas essas pessoas que fazem parte da história da nossa família. Devem ter muito o que contar! (...) Você tem que deixar de me ver como criança que precisa estar sempre acompanhada de um adulto para ser respeitada. Tem que entender que eu existo sem você por perto".
A leiloeira insiste: "Esta não é a hora e nem o lugar pra discutir esse assunto. Mas eu tenho minhas razões para não querer você sozinha aqui, solta no meio dessa gente que apesar de ser da mesma família, não gosta de nós". "Você não quer que eu fique perto dessa gente ou perto do Laerte?", alfineta Luiza. Mais afastada, Shirley (Vivianne Pasmanter) fica impressionada com a semelhança das duas e destila seu veneno: "Tenho certeza de que é filha do Laerte". E depois do climão na igreja, os primos se encontram para uma conversa, que acaba se tornando uma briga.
(Por Samyta Nunes)