Helena (Julia Lemmertz ) e Laerte (Gabriel Braga Nunes ) se reencontraram 20 anos depois da tragédia em que o flautista enterrou Virgílio (Humberto Martins ) vivo. Eles se veem no sepultamento de Itamar (Nelson Baskerville), pai de um primo. Diferente do esperado o encontro entre os dois é tenso, e os dois acabam brigando. De acordo com a coluna "Telinha", do jornal "Extra", a protagonista fica nervosa ao avistar o antigo amor e sai do local correndo. No entanto, Laerte tenta impedi-la segurando-a pela mão. "Olha pra mim!", diz ele. Ela olha para Laerte e diz que não o conhece. Ele a chama de Leninha e ela responde que só é chamada assim pela família e pelo marido.
No encontro, Laerte deixa claro que não a seguiu, só queria relembrar o passado. Helena, no entanto, responde que não estava com essa intenção. "Não vim aqui para lembrar! Vim para esquecer! Pra esquecer o tempo maldito que vivi aqui, neste salão, nesta cidade. Maldito como você!", retrucou. O flautista disse que estava disposto a pedir perdão, mas seu pedido não foi aceito. "Não se ajoelhe. Já fez isso outras vezes, não lembra?", disse.
O primo insiste e fala que fez agiu de coração, e não queria matar Virgilio. Ela tenta sair novamente mas é impedida. Helena dá um tapa em Laerte e diz para ele não tocá-la, e não se aproximar da sua filha. O flautista responde chegando a ex-namorada para perto: "Não! Vai ouvir também! Pensa o que? Que é melhor do que os outros? Que tanta raiva você tem de mim? Você foi a minha parceira no crime que eu cometi. Provocou sempre, me atirou contra o Virgílio", explicou.
Ela se enfurece com a acusação negando a sua participação, dizendo que ele deveria ter aviso a ela antes de cometer um crime. Ele responde que ela sempre foi ciente de seu ciúme. "Meus dois amores! Não era o que você dizia, de braço dado com nós dois?!", disse. Os dois começam a brigar e a se esbofetear. Ao levar um tapa de Laerte, Helena fica surpresa com a atitude do ex-namorado e o manda voltar para Verônica (Helena Ranaldi), sua esposa que está com ciúme dela. Ele responde: "Boba. Engana-se. Não é de você que ela tem ciúmes! Ela sabe que você é apenas uma lembrança. É da sua filha que ela tem ciúmes! Da Luiza!", debocha.
Helena não aguenta a provocação e parte para cima de Laerte.