O que era para ser um dia de festa virou uma tragédia na vida de Helena (Bruna Marquezine). Durante seu casamento com Laerte (Guilherme Leicam), a jovem descobre que ele quase matou o seu melhor amigo, Virgílio (Fernando Rodrigues), e, além de ver seu noivo ser preso, ela ainda enfrenta a perda do pai, que tem um enfarte fulminante. Mas mesmo após jurar que vai esquecer seu grande amor, Helena sofre, 20 anos mais tarde, ao ficar cara a cara com ele.
Segundo a coluna "Telinha", do jornal "Extra", nos próximos capítulos de "Em Família", Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena (Julia Lemmertz), conhecerá Laerte (Gabriel Braga Nunes) na Áustria e se encantará por ele, sem saber do passado do flautista. De volta ao Brasil, a menina fala do músico para sua mãe, que fica transtornada ao saber que a filha pode acabar se envolvendo com seu grande amor do passado.
Helena, no entanto, já casada com Virgílio (Humberto Martins), não conta sua história para Luiza. Mas quando sabe que Laerte dará uma palestra na faculdade da filha, ela vai até lá, escondida, para vê-lo. E cai no choro ao relembrar o seu passado.
Também encantado por Luiza, Laerte fica bem próximo dela e começa a contar o motivo de ter escolhido a flauta como seu instrumento de trabalho: "Era com ela que eu dizia à minha namorada o quanto eu a amava. Era com ela que eu desabafava as minhas mágoas de namorado, quando brigávamos". Ao ouvir as palavras de Laerte, Helena se emociona ainda mais.
Mas quando Laerte anuncia que vai tocar novamente a música que fez para a ex-namorada é que Helena fica realmente abalada. Luiza pergunta: "Helena, não é?". Laerte se impressiona por ela ter lembrado o nome. "Não ia esquecer nunca. É o nome da minha mãe", diz a estudante. "Luiza, vou tocar em homenagem a sua mãe. Diga isso a ela, por favor, quando chegar em casa", fala ele, sem saber que estão se referindo a mesma Helena.
Ao ouvir a canção, Helena sai transtornada andando pela faculdade. Sem perceber, esbarra em Dulce (Lica Oliveira) que a segue. As duas entram no carro e Helena dirige em disparada, sem se dar conta que pode causar um acidente. E só escapa disso quando Dulce grita ao ver que ela quase atropela uma criança.
"Você viu o que ia fazendo? Sai. Eu dirijo, paramos num lugar pra tomar um café e você me diz o que está acontecendo", ordena Dulce. Durante a conversa, Helena diz que precisa esquecer esse passado "porque acabou muito mal". Dulce então diz que todas as histórias de amor são trágicas, como Romeu e Julieta, mas que fazem crescer. Helena não se convence e fala: "Existem feridas que não fecham nunca".