Tão parecidos e quase opostos. Assim podem ser definidos muitos gêmeos, por causa da disparidade de sua personalidade, mas em "Dois Irmãos", a questão vai muito além disso. Inspirada na obra homônima de Milton Hatoun, a minissérie dirigida por Luis Fernando Carvalho vai mostrar as desavenças entre Omar (Lorenzo Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) e (Enrico Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond), que começam já na disputa pelas atenções da mãe. A preferência de Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes / Eliane Giardini) por um dos filhos desencadeia uma relação tensa e desastrosa entre os dois.
Tudo começa já no parto, porque Omar - o segundo e portanto apelidado de Caçula -, nasce com certa dificuldade respiratória e desperta o carinho desmedido de Zana. Ela não percebe, mas enquanto o mima, provoca rancor em Yaqub. Os dois são vestidos com roupas iguais pela mãe até a adolescência, numa tentativa de reafirmar uma proximidade que não existe entre eles.
Contudo, suas respectivas personalidades se sobrepõem ao "uniforme". Yaqub anda sempre bem arrumado, com a camisa devidamente dentro da calça. Já Omar, que é mais espontâneo e displicente, deixa o peito aberto. O passar do tempo só vai aumentando a tensão estabelecida pela disputa do afeto de Zana. A jovem Lívia (Monique Bourscheid/ Bárbara Evans) será outra figura feminina se interpõe entre eles.
A briga por Lívia resulta na cicatriz que diferencia os gêmeos
Sobrinha dos vizinhos de Zana, a bela garota chega da França e logo desperta o interesse dos gêmeos. A disputa começa em um baile de carnaval, em que, para favorecer seu preferido, a mãe manda Yaqub levar Rânia (Raphaela Miguel/ Letícia Almeida/ Bruna Caram), sua irmã mais nova, em casa. Assim, Omar ganha o caminho livre para se aproximar de Lívia. Nesse primeiro momento Yaqub amarga a derrota, mas a falta de luz durante a exibição de um filme no cinematógrafo dos tios de Lívia surge como sua chance de dar o troco.
Omar se descontrola quando as luzes se acendem e ele vê a moça beijando Yaqub, quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. A cicatriz será a partir daí a diferenciação entre os gêmeos idênticos, e com isso, a reconciliação dos dois jamais acontece. Na tetantiva de acalmar os ânimos, Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes) decide então mandar os filhos para o Líbano, contrariando a vontade da mulher. Zana vai levar os filhos ao Porto de Manaus e, no último segundo, após soltar a mão Yaqub, não consegue largar a de Omar, que acaba ficando.
Ciente da escolha da mãe, Yaqub embarca sem olhar para trás e viaja sozinho. Seu retorno anos depois, no pós-guerra, desencadeia consequências supreendentes. Caua Reymond, que interpreta os gêmeos na terceira fase, contou com dublê para gravar os momentos em que contracena consigo mesmo e chegou a se machucar, tendo que levar quatro pontos na mão. O ator declarou recentemente que esses são os papéis de sua vida.
(Por Samyta Nunes)