Após a polêmica com a porcentagem de votos no último Paredão do "Big Brother Brasil 16", a TV Globo explicou os números da votação, exibidos na última terça-feira (1º), quando Tamiel foi eliminado por 6 a 0 em disputa com Ana Paula e Munik. Em conversa com o Purepeople, a assessoria do programa esclarece por que os votos da região Nordeste e Sudeste somaram 101% no novo esquema de votação:
"As porcentagens exibidas foram arredondadas apenas para melhor visualização na tabela. Com as casas decimais, a votação na região Nordeste ficou em 34,5% para Ana Paula; 5,7% para Muniky e 59,8% para Tamiel. Na região Sudeste, os números foram: 36,5% para Ana Paula; 5,7% para Muniky e 57,8% para Tamiel", explica.
Logo após a exibição do reality, na terça, parte do público usou a internet para criticar novamente o sistema de votação e acusar a TV Globo de manipulação de resultados. "Interessante o sistema de votação no 'BBB', hein! 101%", ironizou um usuário do Twitter. "Nordeste e Sudeste deu 101%. Manipula mais que tá pouco!", escreveu outro. "E ainda querem que acreditemos que nada é manipulado", criticou um terceiro. Apesar dos comentários negativos, teve quem tentasse explicar o erro. "Gente, o 'BBB' sempre arredonda os resultados. Tipo, se der 60,9, eles arredondam para 61. Por isso tá dando 101. Aquietem!", escreveu uma usuária do microblog. "As porcentagens do Nordeste e Sudeste estão dando 101% no total. São porcentagens arredondadas", observou outro.
(Por Caroline Moliari)