A primeira fase da novela "Além do Tempo" está no fim e após um embate final com Vitória (Irene Ravache), Emília (Ana Beatriz Nogueira) vai aproveitar a nova vida, um século e meio depois, para se vingar dela. Ainda que a vingança não seja conscientemente pelo que ela lhe fez na encarnação passada, a empresária de sucesso reconhece a mãe quando Lívia (Alinne Moraes) lhe fala de uma vinícola falida que está pensando em comprar no sul do país. As duas vão se reencontrar no capítulo previsto para ir ao ar em 26 e outubro na trama das seis.
Tudo acontece a partir dos vinhos e da produção da bebida, na nova fase. Emília será filha de Vitória e terá sido abandonada pela mãe aos sete anos de idade, quando ela se apaixona por um brasileiro e deixa o marido e a filha numa cidadezinha da Itália para fugir com ele. A cozinheira na vida pregressa desta vez é herdeira e presidente da Casa Beraldini, uma grande empresa de importação e exportação de vinhos.
Ironia do destino, Vitória será enganada por Alberto (Juca de Oliveira), que a fará pensar que sua filha está morta. A situação é o inverso do que aconteceu na primeira fase, uma vez que a condessa forjou a morte do próprio filho, Bernardo (Felipe Camargo), e fez todos pensarem por mais de 20 anos que ele havia falecido. Ao ouvir Lìvia falar da vinícola que pretende comprar e mostra a foto da dona, Emília logo reconhece a mãe e resolve ir até Belarrosa com a filha.
Emília vai com Lìvia a Belarrosa e procura Vitória
Depois do primeiro (re) encontro com Felipe (Rafael Cardoso) no metrô do Rio de Janeiro, Lívia vai reencontrar o amado na cidadezinha em que ele vive com Melissa (Paolla Oliveira), sua mulher, e Alex (Kadu Schons), seu filho. Acompanhada de Anita (Leticia Persiles), a protagonista resolve ficar para a tradicional Festa da Uva e, assim como na encarnação passada, dança com produtor de vinhos. Os dois têm novamente a familiar sensação de reconhecimento mútuo.
Decidida a comprar a vinícola da mãe, Emília vai até a propriedade onde ela vive para falar sobre a negociação. Falida e humilhada por Severa (Dani Barros) e Zilda (Nívea Maria), Vitória não sabe que a empresária interessada em comprar o que ainda resta de seu patrimônio é a filha que abandonou há tantos anos.
(Por Samyta Nunes)