Após as terras de Canaã serem divididas por Josué (Sidney Sampaio), alguns hebreus passam a deixar o acampamento, já na reta final da novela "A Terra Prometida". Ao mesmo tempo vão embora do Gilgal Haniel (Paulo César Grande) e Boã (Tatsu Carvalho) com suas respectivas famílias. Na hora da despedida estarão reunidos, entre outros, Darda (Ana Barrozo), Chaia (Juliana Boller) e Ioná (Day Mesquita).
"Foram anos de duras batalhas, Sumo Sacerdote, mas valeu a pena!", vibra Haniel para Eleazar (Bernardo Velasco). As cenas previstas para irem ao ar no capítulo 130 acontecem logo após uma chuva de pedras de fogo atingir os cananeus durante batalha nas campinas de Canaã. "A sua tribo já está toda reunida e pronta para a viagem?", questiona. O marido de Tirda (Priscila Uba) responde que sim e que as famílias dele, de Boã e de Eliazafe (Altair Rodrigues) lhe esperam na margem do acampamento. "Faça uma boa viagem, meu amigo!", deseja Eleazar, conforme aponta o roteiro obtido pelo Purepeople e entregue aos atores.
A essa altura, mais de uma década depois, Gael, filho de Haniel, já está crescido e Miguel Costa dá lugar a Mario Meireles. E Ula (Rafaela Mandelli), por quem Kamir (Roberto Bomtempo) foi flagrado beijando Ravena (Flávia Monteiro), terá se juntado aos hebreus e formado nova família com Mireu (Eduardo Magalhães).
Família de Boã se torna numerosa
Ali próximo, Josué se dirige a Boã e suas duas mulheres, Sama (Andrea Avancini) e Ruth (Louise Marrie). Ao lado deles estarão três meninas e um menino, sendo a mais velha, Karine, de 10 anos. "Façam uma boa viagem, meus amigos. Que tenham paz, felicidade e prosperidade na nova etapa que se inicia", diz o marido de Aruna (Thais Melchior), salva da morte graças ao líder. "O mesmo vale para você, Josué", responde o líder da tribo de Rúbem. "Vamos sentir falta dessa família linda e numerosa", acrescenta a filha de Yana (Luciana Braga), com quem chegou a ficar frente a frente sem saber do grau de parentesco.
Quem também se despede é Darda e Sama: "Nem sei como agradecer todo o apoio, a solidariedade e os bons conselhos que você sempre me deu". A primeira mulher de Boã e a curandeira se abraçam, enquanto Ula se declara a Mireu em conversa com Raabe (Miriam Freeland).
(Por Guilherme Guidorizzi)