Biografia
- Nascimento : 31 de dezembro de 1961, Rio de Janeiro
- Idade : 62 anos
- Signo : Capricórnio
Pedro Cardoso Martins Moreira, conhecido publicamente como Pedro Cardoso, é um ator, autor e diretor brasileiro que se consagrou na TV ao interpretar o personagem Agostinho na série de humor "A Grande Família", da TV Globo, entre 2001 e 2014.
Iniciou na carreira artística atuando em espetáculos infantis. Sua estreia nos palcos foi em 1980, na peça "Sonhe com os Ratinhos", de Ricardo Maurício. Em 1981, passou a integrar o grupo Manhas e Manias. No ano seguinte, começou a integrar o grupo Pessoal do Cabaré, no qual havia trabalhado como operador de luz antes de se tornar ator profissional.
Foi ainda em 1982 que investiu na sua veia cômica com Bar Doce Bar e acabou ganhando o Troféu Mambembe como ator revelação. Desde então atuou em vários espetáculos: "Bar Doce Bar" e "A Porta" (1983), "C de Canastra" (1985), "A Besta" (1987), "Nada" (1988) e "A Macaca" (1990).
Com um tipo de atuação característico, Pedro Cardoso investiu no besteirol (uma seqüência de quadros que têm em comum a atualidade e o cotidiano como temas), novo filão cômico que nos anos 1980 foi explorado por muitos autores como Mauro Rasi, Vicente Pereira e Miguel Falabella.
O primeiro monólogo escrito por Pedro Cardoso foi "O Dono da Festa", em 1992. Dois anos depois, revisita o mesmo texto e estreia com "O Autofalante", dirigido por Amir Haddad. Em 1998, volta com "Os Ignorantes".
Na televisão, acumula personagens em novelas, seriados e minisséries: "Anos Rebeldes", "Pátria Minha", "AEIOUrca", "Comédia da Vida Privada" e "A Grande Família".
Já nos cinema, se destacou no longa-metragem "O que É Isso Companheiro?", romance de Fernando Gabeira, dirigido por Bruno Barreto, em 1996, contracenando com Fernanda Torres. Também atuou em "Quatro Dias em Setembro" (1997) e "Bossa Nova" (1999". Fez ainda "Por Trás do Pano", de Luiz Villaça, em 1999, e "O Homem que Copiava", com direção de Jorge Furtado, em 2002, e com Lázaro Ramos e Leandra Leal no elenco.
Após a TV Globo tirar o seriado "A Grande Família" da grade de programação, em 2014, o artista não renovou contrato com a emissora. Decidiu se mudar com a família para Portugal.
É casado com a atriz e escritora Graziella Moretto, com quem tem uma filha, Mabel, nascida em 14 de junho de 2009. O ator tem duas filhas de um casamento anterior: Maria e Luiza.