Desde alguns personagens icônicos, como o "Beiçola", que segue enfrentando situações difíceis nos dias de hoje, até mesmo famosos que sumiram da TV e que você, provavelmente, nem lembra, como também toda a história, e perdas inesperadas dentro da trama, é sempre muito bom recordar esse fenômeno do humor que foi um sucesso nos anos 1990 e 2000!
De acordo com o portal da TV História, a série de TV "A Grande Família", da TV Globo, foi ao ar entre o período de 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014.
Fique por aqui e acompanhe algumas das principais curiosidades dessa produção que é um fenômeno até hoje:
Pouca gente sabe, mas a verdade é que essa versão da série de TV que conquistou o coração do público pela Globo foi uma segunda obra adaptada, da produção original, também exibida pela emissora. Ela contou com 112 episódios, ficando no ar entre 26 de outubro de 1972, até 27 de março de 1975. Vale destacar que os personagens dessa primeira edição não foram os mesmos da segunda.
A série era baseada num programa chamado "All in the Family", sendo a tradução para o português "Tudo em Família", com a primeira temporada disponível no streaming Amazon Prime Vídeo.
Disponível no Youtube, o episódio natalino intitulado "O Natal da Grande Família", de 1987, foi um marco para a dramaturgia brasileira, já que mostrou, para os telespectadores, literalmente, que "recordar é viver", trazendo à tona como estavam os personagens da primeira versão da série, 12 anos depois de sua estreia.
Faziam parte do elenco grandes nomes como Jorge Dória, Heloisa Mafalda, Luiz Armando Queiroz, Paulo Araújo, Maria Cristina Nunes, Nelson Dantas, Carlos Gregócio, Osmar Prado, além do icônico Agostinho Carrara na pele de "Surrão".
Outra curiosidade importante e que vale a pena ser ressaltada é que a atriz escolhida para dar vida à icônica "Nenê", ou "Dona Nenê", como também era chamada, personagem central e de grande importância para trama, não tinha Marieta Severo como sua primeira escolha.
Na verdade, a alternativa primária para dar vida à personagem era a da saudosa atriz Marília Pêra, que nos deixou em 5 de dezembro de 2015, vítima de câncer de pulmão. Curioso, né? Pois eu tenho certeza de que você também não consegue ver a "Nenê" sendo interpretada por outra pessoa, que não seja a grande Marieta Severo! A querida "mãezona"!
Como se travava de uma adaptação da história original, de 1972, era óbvio que novas histórias fossem surgir ao longo da trama, até mesmo para fazer sentido com os momentos atuais da época. Tudo bem que, os primeiros episódios, foram sim baseados na primeira versão da série, mas, com o desenrolar do tempo, as tramas foram ganhando outros rumos.
Aliás, vale mencionar que esse remake surgiu da ideia de servir apenas como uma homenagem para a produção original, no entanto, devido ao sucesso de audiência, ficou no ar por cerca de 13 anos. Legal, né?
O pai de "Dona Nenê", Floriano (Rogério Cardoso), também conhecido como "Seu Flor", foi um personagem vivido por Rogério Cardoso, e era um senhor mal-humorado que foi morar com a filha desde que ficou viúvo. Dentre os seus hobbies preferidos estavam o de "tomar conta da vida dos outros", literalmente, o "senhor fifi", para os íntimos, além de jogar cartas e torcer para o Fluminense.
O que ninguém contava, na verdade, era de que o ator Rogério Cardoso, que era paulista, iria nos deixar no meio das gravações da série, vindo à óbito em 24 de julho de 2003, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, vítima de um infarto fulminante. E agora, como ficaria o rumo das gravações? A direção acabou optando também por colocar o personagem já como falecido dentro da série.Ele morre no mesmo dia em que o ator faleceu.
Dentre os diversos artistas que brilharam em "A Grande Família", é possível destacar a Nenê (Marieta Severo), Bebel (Guta Stresser), Lineu (Marco Nanini), Tuco (Lúcio Mauro Filho), Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), o icônico Beiçola (Marcos Oliveira), Marilda (Andréa Beltrão), Gina (Natália Lage), Abigail (Márcia Manfredini), além de muitos outros.
Mas, o que provavelmente você não sabia era de que, não só os fãs, como até os artistas da série, foram pegos de surpresa, em 2022, com as gravações a todo vapor, em meio à notícia do falecimento, por um mal súbito, de Márcia Manfredini, a Abigail, conhecida por ser "a fofoqueira do bairro".
E aí, você curtiu acompanhar algumas curiosidades do grande sucesso de "A Grande Família"? Já aproveite para maratonar!