Biografia
- Nascimento : 27 de julho de 1979, Rio de Janeiro
- Morte : 14 de março de 2018 (38 Anos)
- Signo : Leão
Marielle Franco é definida em sua página oficial como "mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré". Socióloga formada pela PUC-Rio - com bolsa integral, após ser aluna do Pré-Vestibular Comunitário da Maré - com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a vereadora foi assassinada aos 38 anos, na noite do dia 14/03/2018, no bairro Estácio, no Centro do Rio de Janeiro.
A vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016, com 46.502 votos em sua primeira disputa eleitoral, costumava se apresentar como "cria da Maré". Trabalhou em organizações da sociedade civil incluindo a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm).
No seu currículo, ainda Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado de Marcelo Freixo.
Dedicada à militância na vida política, era defensora dos direitos humanos e contra ações violentas nas favelas. Essa luta foi impulsionada após perder uma amiga, vítima de bala perdida, em um tiroteio entre policiais e traficantes de drogas na favela da Maré.
A vereadora era firme em suas críticas à intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Duas semanas antes de morrer, ela assumiu o posto de relatora da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a atuação das tropas na intervenção.
Marielle morreu após ter o carro onde se encontrava atingido com 13 tiros, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Deixou uma filha de 18 anos, Luyara, nascida quando ela tinha 19 anos.
O assassinato de Marielle ganhou repercussão mundial graças à notoriedade que ela conquistou ao longo da carreira política. No Brasil, vem recebendo várias homenagens da população pela sua importância na vida pública e por tudo o que defendia através de passeatas e manifestações nas ruas do Rio com a hashtag #QuemMatouMarielle?.