Biografia
- Nascimento : 13 de julho de 1942, Chicago
- Idade : 82 anos
- Signo : Câncer
- País : Estados Unidos
Harrison Ford é um ator norte-americano conhecido mundialmente. Harry, apelido entre amigos e familiares, também é piloto de avião e de helicóptero, e é proprietário de uma aeronave. Estudou na Ripon College, em Wisconsin, mas acabou deixando os estudos antes de se graduar.
Antes de virar uma estrela de cinema, trabalhava como carpinteiro - aprendeu tudo sozinho, através de livros, sem fazer cursos. Na época, tinha vários clientes famosos e por isso seu trabalho já era conhecido em Los Angeles. Atualmente pratica o antigo ofício como um hobby.
O ator, conhecido pelo trabalho como o arqueólogo Indiana Jones, assumiu o papel do protagonista depois que o ator Tom Selleck desistiu, já que estava envolvido com as gravações do seriado "Magnum".
Por este filme, Harrison conquistou dois recordes no "Guinness Book". Foi o ator que gerou o maior lucro de bilheteria e o ator com o maior número de filmes que superaram os US$ 100 milhões nas bilheterias americanas. Ainda entrou para o "Guinness" em 2001 como o ator mais rico de todos.
Foi escalado para o filme "O Mistério da Libélula", em um papel escrito para ele como ator principal, mas decidiu tirar um ano sabático e então foi substituído por Kevin Costner. O astro fez sucesso com o longa "Acima de Qualquer Suspeita" e em seguida recusou o papel de Juiz Wakefield no filme de sucesso "Traffic". Ele ganhou uma estrela na Calçada da Fama, no número 6801 da Hollywood Boulevard, em 30 de maio de 2003.
Harrison já foi eleito pela revista "Empire", em 1995, como o nº 15 das "100 Estrelas Mais Sexy da História do Cinema". Em 1998, ele foi eleito o "Homem Vivo Mais Sexy" pela revista "People". Foi eleito em 1997 como o nº 1 no ranking das "100 Maiores Estrelas de Cinema de Todos os Tempos" da revista "Empire". No mesmo ano, a revista "People" o elegeu uma das "50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo".
A segunda mulher do ator, Melissa Mathison, também assinou o roteiro do filme "E.T.: o Extra Terrestre". O então marido da autora chegou a participar de uma cena como professor de uma escola, mas o diretor Steven Spielberg retirou a cena para não quebrar o ritmo da história.
Ford já declarou que "Blade Runner - O Caçador de Andróides", um dos trabalhos de maior destaque de sua carreira, no papel de Deckard, foi o filme mais frustrante que já fez. Mas destaca o longa "A Testemunha" e "A Costa do Mosquito" com alguns de seus preferidos, já que nesses trabalhos pôde atuar como carpinteiro.
Outro trabalho que deu visibilidade ao ator foi em "Star Wars", o primeiro episódio lançado em 1977, interpretando Han Solo. No ano de 2015, o filme ganha o sétimo episódio, com direção de J.J. Abrams.
Já recusou o papel de protagonistas em três filmes de sucesso com outros atores: "Prova de Vida", com Russell Crowe; "Mar em Fúria", com George Clooney, e "O Patriota", com Mel Gibson. Neste, o astro justificou que tinham muitas cenas de violência contra crianças e o roteiro era fraco por falar de um homem em busca de vingança.
Ao longo das filmagens de "Indiana Jones e o Templo da Perdição", o artista sofreu um grave acidente na coluna e precisou se afastar das filmagens, sendo substituído nas cenas de ação por um dublê. Durante as filmagens, Ford assustou Spielberg ao sair correndo pela ponte de cordas para testar a segurança sem avisar ninguém com antecedência. A jaqueta e o chapéu do personagem Indiana Jones se encontram no Museu Smithsonian.
Após dar vida a um advogado em "Acima de Qualquer Suspeita", ele pensou em recusar a atuar no filme "Uma Segunda Chance" temendo ficar estereotipado. No fim, acabou aceitando.
Foi casado com Mary Marquardt entre 1964 e 1979, com quem teve dois filhos: Benjamin Ford, nascido em 1967, e Willard, em 1969. Com a roteirista Melissa Mathison ele também teve dois filhos: Malcolm Ford, em 1987, e Georgia, em 1991. O casamento durou de 1983 a 2004. O seu divórcio de Mathison foi considerado o mais caro da história de Hollywood na época. Iniciou um namoro com a atriz Calista Flockhart, mas após muitos anos eles decidiram se casar oficialmente em 15 de junho 2010. Com ela adotou um filho, Liam Flockhart.