Biografia
- Nascimento : 23 de dezembro de 1966, Campinas - SP
- Idade : 58 anos
- Signo : Capricórnio
- País : Brasil
Claudia Raia é uma atriz brasileira reconhecida por trabalhos na TV e em musicais. Um dos papéis de grande destaque foi como Tancinha, na novela "Sassaricando" (1987), e também fez sucesso como a presidiária Tonhão, no programa "TV Pirata" (1988), e na pele da vilã Ângela de "Torre de Babel" (1998).
Aos 56 anos, em 11 de fevereiro de 2023, Claudia se torna mãe pela terceira vez com o nascimento de Luca. O menino é o primeiro filho da atriz com o atual marido, Jarbas Homem de Mello, com quem se relaciona desde 2012. Eles se casaram em dezembro de 2018.
Já na vida profissional, aos 10 anos de idade, Claudia trabalhou como manequim do costureiro Clodovil Hernandes. Apesar de ter feito tratamento aos 11 anos para controlar o excesso de crescimento, aos 13 já media 1,70m de altura. Nessa época, seguia a carreira de bailarina e dançava profissionalmente na Argentina e nos Estados Unidos.
Aos 17 anos, estreou na televisão brasileira no programa "Viva o Gordo", da Rede Globo, interpretando a personagem Carola, que fazia dupla com Jô Soares no quadro "Vamos malhar". Claudia e o comediante, inclusive, começaram a namorar em 1984.
Em 1984, ainda usando o nome Maria Claudia, posou pela primeira vez para a edição brasileira da "Playboy", seguida de novas aparições na publicação, já com o nome artístico de Claudia Raia, nos anos de 1985 e 1986.
Participou de novelas e séries de grande sucesso como "Rainha da sucata" (1990), "A Favorita" (2008, onde foi a mocinha Donatela) e "Engraçadinha" (1995). Versátil, Claudia é referência no meio artístico quando se fala em musicais. Além de cantar, dançar e interpretar, também atua como produtora dos espetáculos e apresentadora de TV - foi uma das condutoras do "Globo de Ouro".
Já soma mais de dez musicais no currículo, entre eles estão "Chorus Line" (1984), "Conserto para dois" (2019), "Splish splash" (1988) e "Não fuja da Raia" (1991). Na TV participou ainda de "Terra Nostra", "As Filhas da Mãe", do remake de "Tititi", de "Alto Astral", e viveu a si mesma em "Babilônia", "Haja oração" e "Celebridade".
No cinema participou de 10 filmes, como "Kuarup" e "O Duelo". Acumula prêmios como o Troféu Imprensa,oda APCA, o Mulheres Criativas e o Melhores do Ano, além do Bibi Ferreira.
E na vida pessoal, após os 2 anos de namoro com Jô Soares foi casada até 1989 com Alexandre Frota. Durante as gravações da novela "Deus nos acuda", em 1992, Claudia se apaixonou pelo ator Edson Celulari, que vivia seu par romântico na trama.
Os atores formaram o novo casal 20 da televisão brasileira. Casaram-se, tiveram dois filhos, Enzo e Sophia, e mantiveram a relação durante 17 anos. Em 26 de julho de 2010, anunciaram a separação de forma amigável.