Pai de Dandara Mariana, o ator Romeu Evaristo deu uma declaração pública sobre a polêmica da filha com Rebeca Andrade. A atriz dividiu opiniões nas redes sociais após ignorar a medalha de prata que a atleta conquistou nos Jogos Olímpicos de Paris.
Em conversa com a revista Quem, o ator preferiu se esquivar da polêmica e valorizou a representatividade para outras meninas pretas. "Não compreendo muito essa discussão. O que me ilumina é ver três meninas da mesma etnia saindo dos obstáculos que as mulheres negras diariamente passam: Simone Biles, Rebeca Andrade e Dandara Mariana", declarou.
Romeu se consagrou na profissão ainda na infância, quando interpretou o Saci Pererê na primeira versão de "Sítio do Picapau Amarelo". Ao longo de 51 anos de carreira, fez parte de tramas icônicas, como "Vale Tudo" e "Xica da Silva", além de ter integrado o elenco do "Zorra Total" por 15 anos. Os últimos trabalhos na televisão foram em 2022, com participações na novela "Cara e Coragem" e na série "Encantado's", ambas exibidas pela Globo.
Em 2021, Rebeca foi jurada artística da "Super Dança dos Famosos" e deu nota 9,9 para a performance de Dandara com o professor Diego Maia. No X, antigo Twitter, um internauta ressuscitou a polêmica em tom de "lição de moral" contra a ginasta.
"Essa medalha de prata, e não ouro, é pra Rebeca Andrade lembrar de quando deu 9,9 e não 10 pra Dandara Mariana na 'Dança dos Famosos'. Sendo que ela estava como jurada artística, e não técnica. Ela entregou o prêmio para a Paolla Oliveira", publicou o internauta.
Após o fim da disputa da ginástica na última quinta-feira (01), Dandara utilizou o Instagram para parabenizar Simone Biles pelo primeiro lugar. Ela publicou uma foto da americana com a medalha de ouro em mãos com um emoji de coração. A atriz, no entanto, preferiu ignorar a brasileira e não fez nenhuma menção à conquista histórica de Rebeca com a medalha de prata. A atitude fez muita gente suspeitar que a global ainda guarda mágoas da atleta pela nota na "Dança".