A semifinal do "MasterChef Confeitaria 2024"não foi doce para todos os participantes. No episódio exibido nesta terça-feira (17), os confeiteiros precisaram se superar em duas provas que exigiram técnica, criatividade e muita calma para lidar com a pressão. Afinal, estavam em jogo as duas vagas na grande final do reality.
Logo de cara, os semifinalistas foram transportados para uma cozinha que parecia saída de um filme de fantasia: árvores, folhagens e até o som de passarinhos compunham o cenário da primeira prova. A missão? Criar uma sobremesa que remetesse à natureza. Visual impecável e sabor memorável eram pré-requisitos para impressionar os jurados Diego Lozano, Erick Jacquin, Helena Rizzo - que admitiu o uso diário da maconha - e Henrique Fogaça.
Entre macarons crocantes e mousses aveludadas, quem brilhou foi Luísa Jungblut, que apresentou uma verdadeira obra de arte culinária: uma floresta tropical em miniatura. "Preferi ganhar do que ir para a eliminação. Prova de eliminação é muito mais difícil de controlar o emocional, então dei o que eu podia para ganhar", revelou ao site oficial da Band. E deu certo: os jurados se renderam ao seu prato, garantindo a ela a primeira vaga no mezanino e na final.
Enquanto Luísa comemorava, os outros três competidores seguiam para a temida prova de eliminação.
Na segunda etapa, o desafio elevou o nível de complexidade: os confeiteiros tiveram que preparar cinco tipos de mignardises, aquelas sobremesas em miniatura que são o sonho (ou pesadelo) de qualquer confeiteiro. Entre os itens exigidos estavam macarons, tarteletes, petit fours, éclairs e sachertortes.
Cesar Yukio, conhecido por sua criatividade e por integrar referências asiáticas em seus pratos, apostou em sabores ousados e se destacou. "Foi o maior presente que o MasterChef me deu: mostrar para o Brasil inteiro a força da confeitaria japonesa", disse, emocionado. Seu desempenho impecável garantiu a segunda vaga na final.
A semifinal também marcou o fim da jornada de Walkyria e Well, que não conseguiram superar o nível altíssimo de Cesar e Luísa. Apesar disso, ambos saíram com sensação de missão cumprida.
Walkyria destacou o quanto cresceu durante a temporada. "O programa me mostrou o quanto eu sou resiliente e persistente. Não me arrependo da minha personalidade, de eu ter falado ou ter feito alguma coisa", afirmou, com bom humor.
Já Well, representante nordestino da competição, celebrou a visibilidade que conquistou. "Tem gente muito f*da em outros locais do Brasil, principalmente no Nordeste. Acho que represento essa galera", declarou ao Band.com.br.
Luísa Jungblut e Cesar Yukio agora disputam o troféu da primeira edição do "MasterChef Confeitaria". A grande final vai ao ar nesta quinta-feira (19), às 22h30, na tela da Band. Para quem já está salivando por mais, é possível assistir também pelo Band.com.br ou no aplicativo Bandplay. Que vença o melhor!