Grávida pela primeira vez, Fernanda Garay estreia como apresentadora e comentarista da Globo no "Central Olímpica", voltado para a cobertura dos Jogos de Paris. Pela primeira vez, as competições vão reunir número iguais de atletas homens e mulheres, e terá um feito inédito na cerimônia de abertura.
"Vivi três Olimpíadas intensamente representando o Brasil. Essa edição eu vou viver de um lugar diferente. Eu nunca imaginei ter uma oportunidade como essa, de estar à frente de um programa na maior emissora do país, no horário nobre", contou ao jornal "Extra".
As transmissões começam nesta quinta-feira (25) e vão mexer (e muito!) com a grade de programação da emissora carioca, cancelando programas e reprises de novelas vespertinas, e alterando o horário de telejornais. Ex-jogadora de vôlei de 38 anos, Fernanda revelou a gravidez há exatamente uma semana (16) e assim como Jade Magalhães e Graciele Lacerda será mãe de primeira viagem.
"Nossos corações estão transbordando de alegria e o nosso amor sendo multiplicado", festejou a mulher de Marcio Santos, com quem se casou em outubro de 2017. A cerimônia foi realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Fernanda e Marcio somavam na época 10 anos de relacionamento, reunindo amizade, namoro e noivado.
Gaúcha da capital, Fernanda Garay Rodrigues disputou três Olimpíadas. Logo na primeira, Londres-2012, conquistou o sonhado ouro. Já no Rio-2016, viu o Brasil ficar fora do pódium. E retornou com ele em Tóquio-2021 com a prata.
Fernanda também conquistou o ouro no Pan-Americano-2011 (Guadalajara) e a prata em Toronto-2015. Entre outras medalhas de ouro, um tricampeonato do Grand Prix (2013/2014/2016) e a Copa dos Campeões (2013).
A exponteiro passou por vários times como São Caetano, Minas, NEC Red Rockets (Japão), Dentil/Praia Clube, além de equipes da Turquia e Rússia. Se analisarmos os títulos individuais, Fernanda foi eleita por exemplo a Melhor Atacante, a Melhor Sacadora, a Atleta da Torcida e a Craque da Torcida ao longo dos anos.
A equipe da Globo reúne também Tadeu Schmidt e Alex Escobar entre outros. No time de narradores estarão, por exemplo, Luis Roberto e Natália Lara, na emissora desde 2021 e que comemora o fato de primeira vez poder narrar uma Olimpíada.
No SporTV, entre seus quatro canais vão passar profissionais como Renata Mendonça, Luis Carlos Jr. Marcelo Barreto e Milton Leite, que após 20 anos de Globo deixará a emissora para se dedicar mais à família.